O esporte, totalmente acessível, que já domina as quadras esportivas dos Estados Unidos, se popularizou nas quadras brasileiras. Se você ainda não conhece o jogo, este artigo vai mostrar o que é pickleball, sua combinação de elementos entre tênis, pingue-pongue e badminton, as regras, como ser dinâmico e se destacar atraindo jogadores de todas as idades.
O Pickleball surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e embora sempre foi popular lá, o esporte está em ascensão conquistando públicos pelo mundo, especialmente no Brasil.
Os jogadores usam raquetes menores e uma bola de plástico perfurada com uma rede que é um pouco mais baixa do que uma rede de tênis. O legal desse jogo é que ele pode ser jogado em duplas ou individualmente, o que o torna fácil e rápido.
Quais são as regras para jogar Pickleball?
As regras do jogo são básicas, porém, possuem suas particularidades, como:
- O saque deve ser feito de baixo para cima, cruzado e na diagonal;
- A bola deve quicar uma vez em cada lado antes de ser rebatida para o ar;
- Os pontos só podem ser marcados com a bola tocando a quadra do adversário;
- As partidas terminam com um jogador ou a dupla alcançando de 11 a 15 pontos;
- Os pontos têm diferenças mínimas de 2 a 3 pontos.
Assista o vídeo a seguir para entender como jogar na prática:
Qual o tamanho de uma quadra de Pickleball?
À medida que a procura do esporte aumenta, também aumenta o interesse nas regras, seus benefícios e o tamanho exato da quadra interna para jogar.
Os tamanhos da quadra interna são semelhantes aos das quadras de badminton, então pode-se dizer que a quadra de Pickleball mede 13,41 metros de comprimento X 6,10 metros de largura. Essa medida é usada tanto para jogos de simples individual (1×1) quanto para jogos de duplas (2×2). Contudo, é imprescindível reservar um espaço de pelo menos 2 metros em cada extremidade, resultando em uma área total necessária para a construção da quadra de 17,41 metros por 10,10 metros, o que equivale a 172 m².
Créditos de imagem: freepik
Os benefícios da quadra de Pickleball
Além dos benefícios à saúde que a prática esportiva proporciona, também observamos a acessibilidade e inclusão que o esporte oferece, tornando-o ideal para crianças, adultos e idosos. Além disso, com um ritmo dinâmico, a tendência esportiva é de baixo custo e fácil adaptação. Inclusive, a construção para uma quadra de Pickleball pode ser construída em um local com tamanho de 300m², em comparação com os 700m² para uma quadra de tênis, por exemplo. Portanto, o investimento necessário é menor devido à área menor.
No Brasil, por exemplo, clubes e academias esportivas passaram a investir mais no esporte, resultando em uma maior demanda e investimento na infraestrutura.
Adaptação das quadras para uma melhor performance
Por falar em investimento, somos especialistas na construção e adaptação de quadras esportivas há mais de 30 anos, garantindo materiais de alta qualidade, segurança e durabilidade.
Se você é um profissional da área do esporte, seja gerente de clubes esportivos, condomínios, escolas, bem como engenheiros esportivos e atletas amadores, você deve aproveitar esse crescimento popular do Pickleball e inovar.
O Pickleball veio para ficar, então esteja à frente dessa tendência e fale com a Polyesportiva para construir ou adaptar seu espaço esportivo de acordo com as suas necessidades.
O conteúdo apresentado foi desenvolvido em conjunto com inteligência artificial. Cada informação foi cuidadosamente revisada por profissionais de comunicação da equipe Taket Marketing.
Referências: