Quadras esportivas criativas é a mais nova tendência do momento

18/09/2020

Existe algo que integre mais as pessoas do que o esporte? Além de ser excelente para a construção de valores é também um momento onde todos compartilham de um mesmo ideal, independentemente de sua condição social. Dito isso, podemos considerar também a importância da arquitetura esportiva nessa equação. E é aqui que entram as quadras esportivas criativas.

Apesar de muitos acharem que não existe mais arquitetura quando se trata de esporte, já que quase tudo em uma quadra costuma ser padronizado, alguns profissionais da área provam o contrário. E é justamente disso que trataremos nesse post.

Trouxemos para você referências de quadras esportivas criativas, que são tendência pelo mundo a fora e prometem chegar com força no Brasil. Quer saber mais sobre elas? Então confira!

 

Por que quadras esportivas criativas estão tão em alta?

Todo esse movimento de criar quadras esportivas criativas nasceu como uma tentativa de aumentar a ocupação de espaços públicos, a fim de tirar os jovens das ruas. E, consequentemente, combater a violência bem como melhorar a qualidade de vida nas comunidades. 

Esses projetos são criados para chamar a atenção para esses espaços, através de uma arquitetura arrojada. E que mistura os aparelhos tradicionais presentes em quadras convencionais, a um toque diferenciado de arte, deixando-os cada vez mais atrativos bem como fazendo com que eles cumpram seu papel social.

 

Quais os diferenciais desse tipo de projeto?

As quadras esportivas criativas quando comparadas as tradicionais trazem inúmeros diferenciais. Tanto no aspecto social, quanto arquitetônico. E isso as torna extremamente mais atrativas. Entre os principais diferenciais desse tipo de quadra, estão:

 

Possui caráter social

As quadras esportivas criativas possuem um forte apelo social, já que o seu principal objetivo é estimular a ocupação de espaços públicos, ao mesmo tempo em que incentiva a realização de atividades esportivas, melhorando as relações humanas.

E esse caráter social sem dúvida é um dos diferenciais que tornam esse projeto cada vez mais forte na área da arquitetura esportiva.

 

Potencial para recriar espaços

Outro diferencial das quadras esportivas criativas é o seu potencial de tornar um espaço aparentemente inutilizado em algo majestoso. Isso apenas explorando a criatividade assim como a imaginação. Dessa forma, tanto quem cria o projeto, quanto a comunidade, são beneficiados que passa a ter uma área de lazer para interagir e se divertir.

 

São alocados em áreas com diversos tamanhos e formatos

Como dito anteriormente, uma das principais tendências em quadras esportivas criativas é o formato irregular. Isso permite que elas sejam alocadas nos mais diferentes tipos de lugares, independentemente de seus formatos, tamanhos e localização.

Com isso, áreas inicialmente consideradas improprias para a prática esportiva, se transformam em espaços admiráveis. E com potencial para a realização de atividade física bem como outras formas de lazer.

São verdadeiras obras de arte a céu aberto

Normalmente as quadras tradicionais são muito mais rebuscadas. E, por conta disso, demandam muito mais recursos.

Enquanto isso, as quadras esportivas criativas podem ser construídas com poucos recursos e, ainda assim, esbanjam beleza e criatividade por toda a parte. Elas valorizam os locais, bem como são facilmente comparadas a verdadeiras obras de arte.

 

Quais são as maiores tendências nesses tipos de quadra?

Embora existam quadras esportivas criativas de todos os mais diferentes tipos e inspiradas em diversos conceitos, algumas características se destacam como tendência. São elas:

 

Cores e padronagens modernos

Em quadras esportivas criativas é comum utilizar cores neons bem como padrões diferentes dos usuais. Desde o piso, até as paredes e acessórios presentes.

Em alguns casos elas são elaboradas por arquitetos que fazem combinações de cores com alto contraste. Ou então uma composição de formas geométricas para dar um layout atraente e chamativo a quadra. E, com isso, estimular o uso desses espaços.

 

Formatos diferentes

Outra característica das comunidades que integram as grandes cidades é a falta de espaço, o que torna difícil criar quadras em tamanhos assim como em formatos regulares.

Embora isso faça com que boa parte das pessoas acredite não ser possível criar espaços de convivência focados na prática de esportes, alguns arquitetos mostram que essa é apenas mais uma oportunidade de inovar em suas criações.

Diante desse impasse, a saída encontrada foi o desenvolvimento de projetos que transformam locais que, a princípio, pareciam impróprios para a prática de esportes, em incríveis quadras esportivas criativas que divertem pessoas de diferentes idades.

Esses tipos de quadras que geralmente tem o formado de L ou U. E transformam ambientes antes abandonados em quadras assimétricas, dando nova função a ele, bem como estimulando o esporte e aumentando a segurança dentro dessas comunidades.

 

Projetos de Sucesso

Recentemente um projeto chamado Unusual Football Field, desenvolvido pela AP Tailândia em parceria com a agencia de publicidade CJ Works, ganhou o prêmio Grand Prix de Design em Cannes ao desenvolver campos de futebol diferentes para a cidade de Bangkok.

Nesse projeto eles criaram diversas quadras esportivas criativas entre os altos edifícios da cidade. E transformaram becos que antes armazenavam lixo, em excelentes espaços recreativos que hoje são utilizados por dezenas de crianças todos os duas e se tornaram pontos de socialização para os moradores.

Com esse trabalho eles provaram que quaisquer espaços tem o potencial de se transformar em ambientes de convivência e prática esportiva, desde que eles sejam projetados por uma equipe criativa e habilidosa.

 

Conclusão

A tendência de criação de quadras esportivas criativas traz inúmeras vantagens para a sociedade ao estimular a prática de atividade física, transformando espaços abandonados em excelentes ambientes onde os jovens podem aproveitar.

 

Você como arquiteto pode implementar essa ideia em seus próximos projetos ao adapta-la para comunidade a fim de gerar impacto através do seu trabalho. Além disso, elas servem de inspiração até mesmo para as quadras tradicionais que podem ser modernizadas e transformadas em espaços mais interessantes.

Agora que você conhece as quadras esportivas criativas é hora de nos dizer o que achou da ideia. Entre em contato conosco, vamos adorar fazer parte do seu projeto inovador!

 

Posts relacionados