Qual a importância do técnico de segurança nas construções de quadras poliesportivas?

21/06/2021

A sua quadra poliesportiva está precisando daquela reforma? Saiba que existem algumas informações e técnicas que precisam ser seguidas à risca na hora de começar a sua obra e a primeira delas é contar com um Técnico de Segurança do Trabalho.

É muito importante que o responsável pela obra ou reforma se preocupe em oferecer um ambiente de trabalho seguro para os seus funcionários e a maneira mais eficiente de verificar as medidas adequadas do local é pelo técnico. O profissional é capaz de visualizar se a empresa cumpre com todas as normas de segurança e ainda evita muitos gatos além do planejado. 



O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho

 

Entre suas diversas funções, o Técnico de Segurança do Trabalho reduz as chances de acidentes, auxilia na promoção da saúde ocupacional e também na redução de riscos de incêndios. Os profissionais em segurança do trabalho farão com que as tarefas sejam realizadas de formas mais organizadas, elevando a produção e melhorando a qualidade do trabalho. 

Cada profissional tem suas competências e devem estar aptos para desempenhá-las, por isso, não é permitido substituir um tecnólogo para o lugar de um técnico de segurança do trabalho, por exemplo.


Entre suas diversas funções, o Técnico de Segurança do Trabalho pode prevenir pequenos e grandes acidentes, verificar se os profissionais possuem o perfil para suas funções, conferir se os equipamentos de trabalho estão em bons estados, contar se a carga horária de trabalho está sendo cumprida, entre outras coisas. O profissional está ali para ajudar e auxiliar, fazendo com que a obra aconteça de forma segura e planejada.
 

Além do que, no Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares e as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. Para ter o amparo da lei é preciso respeitá-la.

Responsável por coordenar 


Ter alguém para coordenar assuntos mais cotidianos dentro de uma obra, gera um bom rendimento entre os trabalhadores porque o técnico é capaz de transformar o ambiente e evitar diversas dores de cabeça que podem vir a acontecer. 

Todos os profissionais que estiverem presentes na construção, precisam seguir os requisitos mínimos para manter a segurança de todos, por isso, na hora da contratação do seu Técnico de Segurança do Trabalho, é essencial que o profissional seja avisado sobre todas as suas responsabilidades, afinal, ele será um dos carros chefes para que a construção ou reforma saia da melhor maneira possível. 

 

Responsabilidade Social

 

O Técnico de Segurança do Trabalho, como dito anteriormente, preza pela segurança de todos os colaboradores e funcionários. Por isso, é essencial amparar seus profissionais durante o exercício de suas funções e lhe fornecerem um local de trabalho adequado e totalmente seguro. Além disso, é necessário proporcionar um ambiente que apresente boas condições de trabalho para que todos possam se sentir mais confortáveis para executarem as suas funções de forma satisfatória, o que acaba aumentando a produtividade.

 

Aumento de Produtividade

 

O aumento da produtividade é uma grande vantagem ao se adotar os protocolos de Segurança do Trabalho, porque, quanto menor for o número de acidentes ou ausências em uma obra, menor será o tempo de reforma ou construção, resultando em mais agilidade.

Custos menores dentro da obra

 

A contratação de um Técnico de Segurança do Trabalho traz gastos? Sim, mas investir em segurança diminui ou até mesmo exclui completamente os riscos de acidentes, o que, por sua vez, atua diretamente na diminuição dos custos, como por exemplo: gastos com transporte de acidentes, atendimento médico especializado, afastamentos, licenças médicas, indenização por acidentes, entre outros. 

 

Invista em Segurança no Trabalho

Como deu para perceber, a segurança no trabalho deve ser valorizada e é algo que trará benefícios gerais para os resultados das empresas e para a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Por isso, é sempre importante colocar o Técnico de Segurança do Trabalho como um investimento e não como um custo adicional para a sua obra. 

Por isso, mesmo que a empresa possua treinamentos internos, é sempre importante contar com profissionais externos para atuar. 

Aqui na Polyesportiva você encontra um departamento especializado em segurança do trabalho, que faz com que as construções e reformas sejam feitas de forma segura. Executamos o projeto completo para você, utilizando tecnologia, materiais de primeira e mão de obra especializada, de acordo com a sua necessidade. Faça já o seu orçamento falando diretamente com a gente.

Posts relacionados