Quais são os cuidados para tomar com piso asfáltico em condomínio?

20/07/2021

Ter uma área de lazer dentro de um condomínio é importante para garantir a saúde, o bem-estar e a interação entre os moradores. E por isso, esses espaços vêm sendo cada vez mais valorizados. No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados com esse ambiente, por exemplo, saber como evitar problemas com o piso asfáltico para quadra. Neste post, vamos te mostrar em quais aspectos você deve ficar atento:

 

Primeiro, o que é um piso asfáltico?

 

Bom, entre os modelos de pisos para quadra existe o asfáltico, que também é conhecido como piso rápido, já que ele tem características flexíveis, como a de secagem rápida após a chuva, uma textura antiderrapante e a capacidade de se adaptar melhor às mudanças de temperatura. 

Ele ainda pode ter uma textura rugosa, ideal para partidas de tênis, semi rugosa e lisa, ótimas para quadras poliesportivas onde são praticados esportes como futsal, vôlei, basquete, entre outros.

E se você quiser saber a diferença entre ele e um piso de concreto, não deixe de conferir a matéria que escrevemos em nosso blog clicando aqui.

 

Cuidados com piso asfáltico para quadra

 

Tão importante quanto saber as regras de um jogo, é ter um espaço adequado para as partidas, certo? Por isso, cuidar da sua área de esportes é fundamental para manter o espaço seguro e harmônico, além de claro, visualmente mais bonito. Confira algumas dicas para reduzir os prejuízos com o piso asfáltico:

 

  1. Evite pisar na quadra com alguns modelos de sapato

 

Calçados com travas ou cravos, como chuteiras e saltos altos, perfuram o piso e causam trincas, já que a água que eventualmente se acumula na quadra penetra na base. 

Além disso, sapatos de solados pretos riscam ou deixam marcas difíceis de serem removidas no piso asfáltico da quadra. Por isso, é interessante recomendar aos moradores do condomínio que troquem ou retirem seus sapatos antes de entrar no jogo.

Também é importante criar uma regra do não uso de skates e patins dentro da área, já que a estrutura do espaço onde essas atividades acontecem é diferenciada.

 

  1.  Não coloque objetos sobre o piso asfáltico

 

Mesas, cadeiras e escadas podem marcar ou perfurar a superfície do piso, além de limitar o uso livre do ambiente. Em caso de manutenção que envolva o uso de escadas, é necessário forrar o pavimento para não haver perfuração.

Além disso, é mais adequado construir quadras em espaços onde não tenham árvores ou arbustos, já que as raízes podem levantar o piso e causar prejuízos a longo prazo. 

 

  1. Mantenha os ralos destampados

 

Apesar dos pisos asfálticos terem o diferencial da secagem rápida, ainda assim é importante evitar excessos de água no solo para garantir um maior tempo de vida do pavimento. 

Levando isso em consideração, deixe sempre os ralos desobstruídos para que não corra o risco da quadra encher de água e o fluido penetrar na base, causando fissuras e trincas. Isso também vai ajudar a diminuir os casos de acidentes durante uma jogada.

 

  1. Trate de pequenas fissuras desde o início

 

Com o passar do tempo e com a exposição do solo à temperaturas altas, é inevitável o surgimento de rachaduras na superfície. Porém, para que não sejam causados maiores danos, é importante que seja feito um serviço de manutenção desde os primeiros indícios. 

Você também deve prestar atenção aos materiais com que o piso asfáltico foi feito. É ideal que eles sejam diluídos e compactados em camadas de no máximo 3 a 5cm com rolo compactador ou placa compactadora. Para saber mais sobre esse assunto, confira a nossa matéria Como evitar o trincamento da sua quadra.

E para te ajudar com a manutenção do piso asfáltico para quadra, a Polyesportiva oferece sempre os melhores produtos e serviços profissionais para atender às suas necessidades. 

Não deixe para depois a manutenção que você pode fazer agora! Entre em contato com a gente para saber mais sobre como podemos te ajudar a criar um espaço de lazer ou melhorar aquele que você já tem. 

Posts relacionados