Quadra de tênis e poliesportiva: têm diferença na hora de construir?

18/11/2021

Você sabia que existem diferenças na construção de quadras poliesportivas e de tênis? Neste post, vamos te mostrar três principais distinções entre elas.

 

Tipo de piso

 

Antes de tudo, é importante entender que uma das maiores diferenças está na base. Isso porque cada uma exige modelos de pisos específicos nos quais os esportes podem ser praticados com segurança e eficiência. 

Na quadra de tênis, o piso asfáltico é a aplicação mais adequada para garantir uma boa jogabilidade. Isso porque ele regula a velocidade do jogo e o retorno da bola à superfície, além de oferecer um pavimento mais flexível no qual equilibra o atrito da bola com o chão. Nessa modalidade, ainda costuma ser aplicado um acabamento feito a partir de uma tinta rugosa.

Já o piso de saibro, feito com terra e pó de telha para que o jogador consiga deslizar mais rápido, é específico para os jogos de tênis. Sua maior desvantagem em comparação ao piso duro, é que nele o atrito da bola no solo é mais forte, ou seja, acaba tendo menor velocidade.

E, por último, ainda existem os pisos de grama, que estão caindo em desuso já que o baixo atrito da quadra torna a movimentação das bolas menos ágil. Além disso, envolve um investimento de alto custo.

 

Medidas oficiais

 

Em geral, as quadras poliesportivas, indicadas para a prática de esportes como basquete, futsal, handebol, vôlei e futebol possuem medidas oficiais de 16 metros de largura por 27 metros de comprimento. Além disso, é obrigatório demarcações na superfície que possam atender a cada modalidade.

Já as quadras de tênis possuem características específicas. Na modalidade de jogo simples, o espaço deve ter 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura. Enquanto na modalidade dupla, apesar de ser mantido o mesmo comprimento, a largura aumenta para 10,97 metros. 

Sobre os recuos, são necessários escapes de no mínimo 6,40 para os fundos e 3,66 para as laterais, o que resulta em uma quadra de aproximadamente 36,57 metros de comprimento por 18,29 metros de largura. Além disso, as linhas demarcatórias devem ter 5 cm de largura.

É claro que, se não for utilizada para competições oficiais, esses tamanhos podem variar de acordo com o espaço disponível. Mas, de forma geral, essas dimensões são as recomendadas pelas federações esportivas. E se quiser saber quais são as medidas oficiais dos demais esportes, dê uma olhada nesse artigo.

 

Pintura

 

Em relação ao acabamento dos dois tipos, existem diferenças, principalmente, no que diz respeito à pintura.

As tintas acrílicas para quadras de tênis possuem agregados minerais na composição a fim de oferecerem a textura correta para a prática do esporte. A partir de uma pintura rugosa, o atrito da bola com o chão é maximizado, o que garante jogadas equilibradas em relação a velocidade e melhora o ponto de contato do pé do jogador com o solo. 

Enquanto nas poliesportivas o uso de materiais à base de resinas epóxi, acrílicas, uretano e poliuretano são os responsáveis por garantir um alto desempenho entre os jogadores e uma quadra de acabamento liso.

 

Agora que você já sabe as diferenças na hora de construir, entre em contato conosco para te ajudarmos a entender qual é a melhor escolha para o seu projeto.

 

Posts relacionados