Qual a diferença entre quadra poliesportiva e esportiva?

08/06/2022

As quadras para práticas esportivas são uma das estruturas mais conhecidas em todo condomínio. E de acordo com o espaço disponível e a demanda existente, podem haver diferentes ambientes dedicados a esportes variados.

E você, saberia diferenciar uma quadra poliesportiva de uma quadra esportiva? Não? Então venha acompanhar este artigo para compreender melhor o que caracteriza cada uma delas.

 

Afinal, qual a diferença?

A principal característica que diferencia a quadra poliesportiva de uma quadra esportiva são as suas medidas.

Isso mesmo: de forma prática, as quadras poliesportivas precisam ter dimensões exatas de 16m x 27m de área de jogo, e 18m x 30m de área construída. Esse tipo de quadra pode ter dimensões menores, respeitando suas proporções - no entanto, a mesma não será considerada poliesportiva de medidas oficiais.

 

Outros fatores importantes

É bom ressaltar que as quadras poliesportivas, como seu próprio nome deixa bem claro, são dedicadas à prática de diversas modalidades - suas medidas proporcionam espaço suficiente para outras atividades, cada uma delimitada pela pintura no chão.

Quadra poliesportiva construída pela Poly para a Construtora Gafisa em São Bernardo do Campo - SP - créditos: Poly

 

Por outro lado, as quadras esportivas são construídas pensando na realização específica de um desporto, como tênis, basquete, squash, handebol, vôlei, peteca, e outros.

Quadra esportiva específica para tênis construída pela Poly para o Alto da Floresta Residencial, em Bom Jesus dos Perdões - SP - créditos: Poly

 

Também é importante ressaltar que há diferenças nos tipos de piso das quadras esportivas, que podem variar de concreto (com ou sem resina antiderrapante), asfalto, madeira, emborrachado, gramado, areia e até saibro.

 

As medidas de ambas

Obra executada no Clube do empreendimento Fazenda Dona Carolina, em Itatiba. Créditos: Poly

 

Conforme salientamos há pouco, o grande diferencial entre as quadras poliesportivas e esportivas são suas dimensões.

Para que fique um pouco mais claro esse ponto, resolvemos apresentar as exigências segundo órgãos oficiais de alguns dos mais comuns tipos de quadras no Brasil:

 

  • Medidas da Quadra Poliesportiva:

O tamanho da área construída da quadra Poliesportiva é de 18m de largura e 30m de comprimento - considerados os 2m de recuo laterais e 3m de recuo no comprimento;

 

  • Medidas da Quadra de Voleibol:

De uma forma retangular, tem tamanho de área de jogo de 9m de largura x 18m de comprimento, enquanto as áreas de escape de laterais devem ter 8 metros e fundos, 5 metros;

 

  • Medidas das Quadras de Basquete:

Segunda o padrão internacional da FIBA - a área de jogo é composta por 15m de largura x 28m de comprimento, com distância da linha de três pontos: 6,75m e cesta a 3,05m de altura - também é necessário um espaço de escape de 2 metros para os fundos e pelo menos 1 metro para as laterais;

 

  • Medidas das Quadras de Futsal:

Retangular, deve ter ao menos 25m e no máximo 40m de comprimento; e pelo menos 16m e no máximo 22m de largura, levando em consideração o padrão oficial determinado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS);

 

  • Medidas das Quadras de Tênis:

Também retângular, tem medidas de 18m de largura x 36m de comprimento, já levando em consideração os recuos necessários.

 

Inclusive, se você desejar mais detalhes sobre as medidas destas e de outros 4 tipos de quadras esportivas, pode consultar este artigo no nosso blog.

 

Agora que você já compreendeu melhor a diferença entre os dois tipos de quadra, pode conhecer todos os serviços que oferecemos, de sua construção à manutenção. Entre em contato com a Polyesportiva e conheça todos os detalhes!

 

Posts relacionados