Quais são os melhores pisos para quadras de tênis?

07/12/2023

O tênis é um dos esportes mais tradicionais do mundo, que vem evoluindo ao longo dos anos e ganhado cada vez mais admiradores. Ele é considerado a quarta modalidade mais popular do mundo, segundo ranking criado pelo TotalSportek — site americano, especializado em estatísticas de esportes.

 

Além de toda sua tradição, ele proporciona muitos benefícios físicos e mentais, e a escolha do piso para a quadra de tênis desempenha papel muito importante na experiência dos praticantes e na qualidade do jogo. 

 

Continue a leitura e entenda mais sobre esse importante assunto para quem deseja ter um espaço de qualidade para realizar a atividade. 

 

Importância da escolha do piso para quadras de tênis

 

Antes de falarmos sobre como deve ser essa decisão, é preciso entender que a seleção do piso para uma quadra de tênis vai além de questões estéticas. O tipo de superfície pode impactar diretamente na performance dos jogadores, moldando a velocidade do jogo e afetando a prevenção de lesões. Portanto, é fundamental considerar fatores como durabilidade, custos e efeitos na saúde ao escolher o piso adequado.

 

Investimento e durabilidade

 

A relação entre investimento e durabilidade é fator-chave nessa decisão. Ao optar por um piso da Polyespotiva, por exemplo, os gestores de quadras e proprietários estão fazendo ótimo investimento que pode resistir ao teste do tempo, oferecendo uma superfície de jogo consistente e de alta qualidade.

 

Saúde dos jogadores

 

Os efeitos na saúde dos jogadores também é um ponto que merece destaque. Superfícies inadequadas podem aumentar o risco de lesões, como entorses e contusões. 

 

O piso especializado da Polyesportiva, além de oferecer jogos emocionantes, também visa minimizar esses riscos, proporcionando uma superfície mais segura para os jogadores.

 

Tipos de pisos para quadras de tênis

 

Existem diversos tipos de pisos, cada um com suas características e diferenciais. Entre as principais quadras de tênis, podemos destacar:

 

  • quadra de saibro: constituída de terra batida coberta por pó de telha, ela é ideal para que os jogadores deslizem com mais facilidade. Apesar de não ter um custo muito elevado de construção, exige manutenção frequente, tornando a longo prazo investimento mais custoso.

 

  • quadra de grama: composta por piso natural ou sintético, esse espaço possibilita jogadas com menos impacto aos jogadores, favorecendo saques mais intensos. Porém pode se desgastar mais rapidamente e é pouco utilizado.

 

  • quadra dura concreto: ela se destaca por proporcionar mais agilidade ao jogo e por não necessitar de muitas manutenções, resumindo-se apenas a repinturas. No entanto, por ser muito duro, a bola bate nele e chega na raquete muito rapidamente, inviabilizando o jogo ou aumentando muito sua velocidade, além de causar muito impacto aos joelhos dos atletas.

 

  • quadra de piso asfáltico: assim como a opção anterior, esse tipo de piso também é mais rápido, porém não tanto quanto o de concreto. Dessa maneira, torna-se ótima alternativa, principalmente por ter instalação mais rápida e fácil.

 

Piso asfáltico da Polyesportiva

 

Se você pretende investir em uma opção de rápida instalação e que oferece diversos benefícios aos jogadores, o piso asfáltico da Polyesportiva pode ser ótima alternativa, destacando-se como escolha popular para quadras de tênis. Além disso, sua superfície é boa escolha principalmente para quadras descobertas, pois tem secagem rápida após chuvas, textura antiderrapante e capacidade para enfrentar grandes mudanças de temperatura. 

 

Outra questão importante é que, com avanços contínuos em materiais, os pisos de concreto incorporam inovações que elevam a experiência do jogador, proporcionando resistência, elasticidade e aderência aprimoradas. Essas características fazem com que praticantes experientes e amadores apreciem a consistência desse tipo de piso e tenham atividade mais dinâmica

 

Para construção de uma quadra esportiva asfáltica com até 200m² os custos estão entre 70 e 120 mil reais. Embora esse tipo de piso possa ter custos iniciais ligeiramente mais altos, sua durabilidade muitas vezes compensa a longo prazo. Comparativamente, outros tipos de superfície podem demandar manutenção frequente, tornando o investimento total potencialmente mais elevado.

 

Ao escolher o piso para quadra de tênis, a decisão vai além da estética. O tipo de superfície pode moldar a experiência do jogador, impactar a saúde e influenciar a durabilidade do investimento. 


Entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções para a construção da sua quadra de tênis e poliesportiva.

Posts relacionados