Passo a passo de como reformar uma quadra

14/09/2022

Se você tem uma quadra poliesportiva em seu condomínio, clube, escola ou outro local, sabe o quão requisitado esse espaço é pela série de benefícios para quem o frequenta.

 

Por isso, manter boas condições de uso é imprescindível. E com o passar dos anos, não tem jeito: a melhor maneira é realizando uma restauração completa.

 

Se você tem interesse em conhecer como funciona esse procedimento, é sobre ele que vamos tratar neste artigo. Acompanhe conosco e elimine suas dúvidas sobre esse tema tão importante!

 

Quando contratar uma empresa para reformar sua quadra?

 

Antes de qualquer coisa, precisamos deixar claro que a reforma da quadra poliesportiva deve ser realizada por uma empresa qualificada que ofereça materiais adequados e de primeira linha.

 

Essa escolha é fundamental para garantir as melhores condições de uso aos praticantes e usuários, além de estender a vida útil do espaço. De posse dessa informação, agora você precisa definir qual é o momento em que essa reforma deve ser solicitada.

 

Há alguns pontos que podem ser facilmente observados, e que são fortes indícios que esse espaço precisa de vida nova, como:

 

  • Danos nas redes de modo que elas percam sua função;
  • Desnível no chão da quadra;
  • Surgimento de poças de água ou de umidade excessiva ao longo do piso podem indicar problemas de impermeabilização;
  • Desgaste na sinalização;
  • Desgaste na pintura;
  • Pontos escorregadios ao longo da quadra;
  • Danos em acessórios;
  • Quebras e fissuras no piso;
  • Traves, cestas e alambrados apresentando sinais de ferrugem.

 

Considere também o quão usado esse espaço costuma ser, pensando que uma reforma vai impedir que esses problemas aumentem, causando maiores danos financeiros e riscos à integridade dos praticantes.

 

Passo a passo: a reforma de uma quadra

 

Normalmente, ao contratar uma companhia do segmento de reforma e manutenção de quadras poliesportivas, os seguintes serviços serão oferecidos - conforme a necessidade observada no espaço:

 

Reforma do piso

 

Tudo começa pela manutenção do piso da quadra, que pode ser realizada de forma mais superficial (com a correção de pequenos buracos, rachaduras ou espaços que ficaram lisos com o passar do tempo) ou até em níveis mais avançados, como a reconstrução completa desse revestimento.

 

Normalmente, essas obras maiores são necessárias quando há problemas estruturais, que podem envolver fissuras e rachaduras profundas,, estufamento ou a infiltração de água, que acontecem quando não há a manutenção adequada do local ou houve inadequação em seu uso. Inclusive, já abordamos em um artigo de nosso blog algumas das principais práticas que diminuem a vida útil do espaço.

 

Repintura de demarcações do espaço

 

Depois que o piso recebe os devidos retoques, é preciso refazer todas as faixas e demais elementos visuais que são indispensáveis para a prática e, principalmente, para a arbitragem.

 

Mais uma vez fica clara a importância de contar com profissionais experientes: dessa maneira, poderão ser devidamente contempladas todas as especificações e regras determinadas pelas federações esportivas nacionais e internacionais.

 

Normalmente, esse processo é o seguinte: começando com a preparação da superfície, o primeiro passo, então, é lixar o pavimento com uma máquina vídea diamante. Depois de perfurar o concreto, uma camada de resina é aplicada para corrigir os buracos; outra para preparar a textura para o acabamento e, uma última para ajustar o nivelamento do piso final. Só depois disso é que a pintura e as demarcações serão aplicadas.


 

Troca de traves e alambrados

 

É normal que com o passar do tempo, principalmente, com a exposição à chuva, esses elementos acabem enferrujando e quebrando.

 

Quando a reforma é realizada depois de muito tempo da construção, as traves, postes de sustentação de redes e alambrados são substituídos por itens novos, que passam por processos para aumentar a resistência, ferrugem e corrosão.

 

Substituição de redes

 

Em seguida, é necessário realizar a troca de redes, tipo de serviço mais simples onde são substituídas tanto as utilizadas nos jogos, como as de proteção.

 

Troca e substituição da parte elétrica

 

O sistema elétrico é o responsável por garantir a iluminação e a segurança deste local.

 

Nessa etapa, os profissionais envolvidos vão identificar eventuais problemas de fiação e de pontos de luz, para em seguida realizar as correções ou trocas, caso haja necessidade.

 

Na grande maioria dos casos, esses são os serviços realizados em uma quadra poliesportiva. No entanto, de acordo com as especificidades de seu caso, um profissional especializado poderá realizar outros adicionais para garantir um ambiente seguro e funcional a médio e longo prazo, evitando possíveis retrabalhos.


Agora que você já sabe a importância da reforma de quadra, garanta um serviço de qualidade e com toda a tranquilidade que sua quadra merece. Entre em contato com a Polyesportiva!

Posts relacionados