Acessórios esportivos: como escolher os melhores equipamentos para quadras

23/09/2021

Na hora de construir e reformar quadras poliesportivas, é muito importante se atentar aos equipamentos que vão compor os espaços onde serão realizadas as partidas de jogos. A cesta de basquete, rede de vôlei ou trave de futebol, por exemplo, precisam ser revestidas com materiais de alta qualidade para maior durabilidade e segurança.

Alguns direcionamentos básicos que você deve levar em consideração antes de escolher os acessórios esportivos é entender em que tipo de quadra eles serão instalados: condomínios, clubes, escolas, parques, etc. Porque isso vai te ajudar na hora de definir qual o melhor material para os equipamentos.

Neste post, nós vamos te contar o que precisa saber antes de investir em acessórios para quadras poliesportivas. É só continuar a leitura.

 

Existe diferença na qualidade dos materiais dos equipamentos esportivos?

 

A resposta é sim, muita diferença! Já imaginou investir em traves de futebol, postes de vôlei, tênis ou basquete que não possuem resistência à água ou a corrosão quando expostos ao ar livre? Então, esse é o caso dos equipamentos feitos com tubos de aço-carbono pretos, que apesar de atenderem aos dados técnicos da NBR 5590/2012, apresentam grandes desvantagens ao longo do tempo quando comparados com os acessórios feitos a partir de tubo de aço galvanizado.

Esse tipo de material não enferruja e é resistente às mudanças climáticas porque no seu processo de fabricação uma camada de zinco é acrescentada por toda a barra. Além disso, o aço galvanizado proporciona a garantia de segurança do projeto, o que evita que manutenções e atendimentos técnicos precisem ser feitos após a entrega da quadra poliesportiva.

 

Madeira x acrílico transparente

 

Já as tabelas de basquete podem ser feitas de madeira ou acrílico transparente. Quando o cliente opta pela primeira opção, ele precisa ter em mente que o laminado naval de 18mm, composto por placas de madeira sobrepostas, é a alternativa mais adequada por apresentar uma boa resistência ao sol e chuva, podendo ser instalado em ambientes úmidos. Por outro lado, é um item com durabilidade média de 3 anos, ou seja, precisa ser substituído ou reparado com frequência.

Então, se no seu caso a durabilidade do produto for considerada essencial, é interessante recorrer a tabela de acrílico transparente de 10mm que possui melhor custo-benefício a longo prazo e dura três vezes mais do que a madeira. Fora isso, o acabamento é feito com um tipo de tinta que oferece proteção UV.

 

Redes para vôlei e traves de futebol

 

Uma das peças cruciais para a prática desses dois esportes é a rede. Por isso, é importante se atentar à qualidade desse material, principalmente na espessura dos fios. O mais recomendado é o nylon, por ser durável e resistente à umidade. Mas também existe o polipropileno, tecido mais econômico que não passa por processos de impermeabilização.

Os fios possuem espessuras que variam de 2mm a 6mm, dependendo da necessidade de cada quadra poliesportiva e jogador. É importante ter em mente que quanto mais grosso for o fio, maior será a sua resistência, minimizando os riscos de rasgos.

 

E se você ainda tem dúvidas sobre qual tipo de acessório esportivo deve escolher, é importante contatar um técnico especializado no assunto que vai te orientar sobre os materiais recomendados e como a montagem dos acessórios deve ser realizada. 

E para te ajudar, a Polyesportiva oferece todo o suporte necessário para que sua quadra poliesportiva tenha o melhor desempenho possível. É só entrar em contato conosco que iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Posts relacionados