Cuidados que você precisa ter com quadras descobertas

17/05/2022

Além de lidar com o grande tráfego de pessoas, as quadras descobertas voltadas para prática esportiva também enfrentam o sol, chuva e demais intempéries como grandes adversárias para sua conservação.

E mais do que planejamento na construção, que também contribui com a vida útil destes espaços, é a manutenção e os cuidados que você mantém.

Por isso, vamos apresentar alguns pontos vitais aos quais você precisa se manter atento para prolongar a qualidade e usabilidade das quadras poliesportivas descobertas.

 

Foto: Unsplash

 

Pisos

Essa é a região mais exposta e, consequentemente, aquela que pode sofrer mais danos e deterioração. Por isso, são necessárias manutenções periódicas envolvendo a pintura, por exemplo - em ambientes externos, recomenda-se que ela seja refeita a cada dois anos, ou de acordo com seu uso. Em ambientes internos, o prazo é um pouco maior: a cada 3 anos, ou de acordo com o seu uso. 

É sempre importante levar em conta qual o revestimento mais indicado para o uso específico conforme as necessidades da sua quadra. E garantir que esse uso seja feito respeitando essa escolha inicial.

Por exemplo: se o material escolhido para sua quadra foi pensado na prática de tênis, não é  permitido pessoas fazendo manobras em skates.

 

Ralos e drenos

Embora sejam pequenos e, muitas vezes, passam despercebidos, os ralos e drenos da quadra precisam passar por manutenções regulares.

O ideal é que eles sejam limpos e desobstruídos com certa constância, para que não haja a formação de poças d’água - que podem provocar infiltrações e gerar maior desgaste no piso.

Em época de grandes volumes de chuva, esses procedimentos podem ser feitos mensal ou quinzenalmente. No restante do ano, a cada 2 ou 3 meses já é o suficiente.

 

Infiltração

Conforme citado há pouco, as infiltrações são grandes inimigas das quadras, especialmente as descobertas.

Uma vez que a quadra fica exposta a infiltração de água, seja por meio de trinca, rachadura ou fissura, um profissional precisa ser contratado imediatamente.

Essa exposição à água ocasiona mais trincas e infiltrações de água, o que só amplia o problema - reduzindo drasticamente a vida útil.

 

Acessórios

A renovação constante dos acessórios à disposição da sua quadra é fundamental para manter e atrair mais praticantes de atividades físicas.

Quando falamos em equipamentos, estamos tratando desde os postes e cercas até as traves, cestas e redes. Ou seja, todos os elementos que permitem que as pessoas se divirtam jogando futebol, tênis, basquete, etc.

Por exemplo, as redes dos acessórios esportivos, que também ficam expostas ao sol e chuva, precisam ser trocadas anualmente, ou em função de seu uso. Já as redes de cobertura, que são um pouco menos exigidas, resistem bem por 2 a 3 anos, quando devem ser substituídas.

O fato de sua quadra ser descoberta deixa todos esses itens à mercê da ação do tempo. Portanto a ferrugem e a deterioração podem tornar a prática de alguns esportes impossível.

Também é importante ressaltar os pontos de solda, que podem vir a se romper, deixando os tubos com as pontas expostas, danificando a pintura. Por isso, especialistas indicam que seja feita uma revisão das soldas e repintura destes equipamentos a cada 12 meses.

 

Iluminação

Obra realizada no Condomínio Botticelli, em São Paulo / Foto: Polyesportiva

 

Não se esqueça que boa parte dos usuários de quadras só têm disponibilidade após o horário comercial. Normalmente trabalham ou estudam durante o dia e preferem realizar suas práticas esportivas à noite.

Por isso, é fundamental se atentar à iluminação. E mais do que isso, se programe para utilizar as lâmpadas de LED, que apresentam diversas vantagens como:

  • Economia de 20 a 25% na conta de energia;
  • Maior iluminação;
  • Maior durabilidade.

Seguindo à risca essas dicas e cuidados, você será capaz de manter sua quadra em alto nível por muito mais tempo, reduzindo gastos com manutenções e proporcionando a melhor experiência possível aos usuários do local.
Restou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Polyesportiva e conheça todos os detalhes sobre nossos serviços de manutenção de quadra.

Posts relacionados