Saiba a diferença entre Piso Asfáltico e Piso de Concreto

19/10/2020

Quando o assunto são pisos para quadras poliesportivas, duas opções que sempre se destacam, que é o piso asfáltico e piso de concreto. Mas qual destas opções é a melhor para sua quadra?

Nesse momento, é preciso considerar inúmeras informações que vão desde o preço até fatores como durabilidade, resistência a impactos, bem como facilidade de manutenção entre outros aspectos. Afinal de contas, o piso de uma quadra é um dos elementos que pode gerar prejuízos e, consequentemente, grandes custos se não for escolhido adequadamente.

Para te ajudar nesse processo de escolha de modo que consiga tomar uma decisão assertiva na hora de construir ou reformar a sua quadra, trouxemos nesse post algumas informações sobre o piso asfáltico e de concreto. Confira!

 

Piso para quadras poliesportivas do tipo Asfáltico 

O piso asfáltico é uma excelente opção para uso em quadras poliesportivas. Além de ter uma execução rápida, ele ainda traz inúmeros benefícios, principalmente para quadras descobertas como:

  • Secagem rápida após chuvas;
  • Textura antiderrapante;
  • Capacidade para enfrentar grandes mudanças de temperatura.

Além disso, o piso para quadras poliesportivas do tipo asfáltico pode ser de dois tipos:

 

Piso asfáltico semiflexível 

Você pode usar esse piso tanto interna quanto externamente. Além disso, o seu acabamento é feito em lama asfáltica semiflexível e a pintura em resina acrílico-vinílica, o que torna esse piso uma boa indicação para a construção de quadras de esportes como futsal, handebol e tênis.  

 

Piso asfáltico absorção de impacto

O piso asfáltico absorção de impacto recebe esse nome por possuir uma camada de aglomerante de borracha entre a base e a camada final de acabamento, o que permite uma melhor absorção de impactos. Você pode usar esse tipo de piso, assim como o outro, em quadras para diferentes esportes como badminton, futsal e vôlei.

 

Piso para quadras poliesportivas de Concreto 

Ao contrário da opção anterior, a execução do piso de concreto leva um pouco mais de tempo. Isso ocorre porque o projeto para o seu desenvolvimento envolve tanto estudos sobre o solo, quanto preparação do terreno, além de todo um cálculo estrutural para a laje.

Após a aplicação do concreto propriamente dito ainda é preciso aguardar até que ele adquira a resistência necessária e só então prosseguir com o revestimento que normalmente é Poliuretano alifático (PU).

Com PU no acabamento, o piso de concreto adquire resistência a abrasão bem como a radiação solar. E, por isso, você deve usá-lo em áreas externas. A etapa de pintura ainda concede a impermeabilização necessária e facilita a limpeza da quadra.

Por todo o processo de construção e acabamento ele é um excelente piso para quadras poliesportivas multiuso, onde haverá trânsito de bicicletas, patins e skates.

 

Piso asfáltico e de concreto - Qual a diferença entre eles? 

Agora que você já conhece um pouco sobre esses tipos de piso para quadras poliesportivas, podemos ressaltar algumas diferenças entre o piso asfáltico e o piso de concreto, para te ajudar nessa escolha.

Em primeiro lugar é preciso ter em mente o tempo que leva a execução de um projeto desses dois tipos de piso. De modo geral, o piso asfáltico é mais rápido de instalar e é barato.  

Contudo, as falhas de execução de pisos asfálticos costumam aparecer antes e com mais frequência, o que gera um gasto extra de manutenção, enquanto as manutenções em pisos de concreto acabam sendo quase nulas e se resumem basicamente na repintura.

Por outro lado, os pisos asfálticos apresentam melhor aderência. E, portanto, são melhores para esportes onde um piso menos escorregadio seja necessário, como futsal, por exemplo. Mas, não é resistente o suficiente para áreas onde possam trafegar bicicletas ou automóveis.

Na hora de escolher o piso para quadras poliesportivas que terão muitas utilidades bem como um fluxo grande de uso, recomenda-se o concreto, devido à alta resistência a abrasão desse material.

 

Empresa para instalação e manutenção de piso para quadras poliesportivas

O resultado final, assim como a durabilidade do piso da sua quadra está diretamente relacionado à qualidade do serviço executado.

Por isso é muito importante que você opte por uma empresa especializada e reconhecida no mercado, que tenha experiência na construção de quadras poliesportivas.

A Poliesportiva atende todos os pontos citados, trabalhando com foco em garantir a entrega da sua quadra esportiva com qualidade e excelência. Precisando de piso asfáltico ou de concreto para sua quadra? Entre em contato agora mesmo e solicite já um orçamento gratuito!!!

 

 

Posts relacionados