Como construir uma quadra esportiva

14/08/2020

As quadras esportivas são consideradas um ótimo espaço de lazer, que fornece muitos benefícios tanto aos usuários quanto aos proprietários, além de ser um grande diferencial para o condomínios, escolas, clubes e academias.

Por isso a procura por esse espaço vem crescendo cada vez mais. Mas, quem deseja ter uma área como essa a disposição quase sempre fica na dúvida sobre como construir uma quadra esportiva.

Bom, responder essa pergunta é algo que demanda um certo cuidado, pois um erro em uma das etapas pode acarretar em vários problemas futuros. Por isso é preciso investir em materiais de qualidade e em mão de obra especializada para construir corretamente esse espaço.

Para te ajudar a entender esse processo, vamos mostrar nesse post alguns pontos principais que deve considerar para saber como construir uma quadra esportiva. Confira!

 

8 pontos principais a serem considerados na hora de construir uma quadra esportiva

A construção de quadra é um processo que envolve diversas etapas. E uma das que você jamais deve deixar de lado é o projeto para criação da quadra.

 

1) Projeto para construção da quadra de esportes

O projeto é uma etapa importante, já que ele te dará o direcionamento necessário para garantir bons resultados em todas as etapas seguintes da construção, de modo que o tempo estimado assim como o orçamento para a execução da obra não sejam ultrapassados. 

Por isso, esse projeto deve ser feito por um profissional da área, como o engenheiro civil, por exemplo.  

2) Medida da quadra

Basicamente, a medida oficial de quadras esportivas é de 16m x 27m, porem caso o espaço disponível para a quadra seja menor, você pode conversar com o engenheiro e decidir pela melhor opção de medida para a sua quadra.

3) Terreno

O segundo ponto importante a ser considerado quando se deseja saber como construir uma quadra esportiva, é a situação do terreno. Praticamente em todos os terrenos, é necessário fazer primeiro uma boa fundação. Além disso, o solo sobre a fundação deve ser muito compactado. E, após a compactação do solo, deve-se colocar o concreto de uma vez toda para a base ficar uniforme.

Se essa etapa não for bem executada, futuramente podem ocorrer trincas e ondulações no chão, comprometendo assim a durabilidade da quadra.

4) Piso

Após finalizar a etapa da fundação, deve-se pensar no piso da quadra.  O piso da quadra pode variar de acordo com a cobertura e com as atividades exercidas na quadra de esportes.

Então, antes de decidir pelo melhor piso, você deve pensar quais atividades serão ofertadas e se a quadra ira possuir ou não cobertura.

Além disso, você deve consultar os profissionais em impermeabilização e drenagem, para evitar problemas com a infiltração e umidade.

5) Cobertura

Outra etapa muito importante de como construir uma quadra esportiva é a cobertura. A cobertura ajudara a proteger o piso, alambrado e os equipamentos da quadra esportiva. Além disso, quando colocada, ela evita gastos futuros com a infiltração.

Porém, caso você opte por não colocar cobertura, a quadra esportiva deve então ser posicionada no eixo norte-sul para evitar que o sol atrapalhe os jogadores. E o investimento na etapa anterior deve ser reforçado.

O recomendado é sempre colocar a cobertura em quadras poliesportivas, principalmente em lugares onde o clima e mais chuvoso, pois assim o espaço pode ser usado sem depender do tempo.

6) Iluminação

A cobertura e a área influenciam  na iluminação da quadra esportiva. Por isso é necessário levar em consideração qual o tipo de cobertura e qual a área total para só depois decidir pela melhor iluminação para o ambiente.

Para saber a área total exata, você deve recorrer a um especialista que usará um aparelho chamado fotômetro

Contudo, geralmente para as quadras simples precisam de 8 luminárias de mercúrio de 400W de potência  distribuídas em quatro postes, nos vértices da quadra. E a altura desses postes devem ser de 6 a 8 metros.

Nessa etapa de como construir uma quadra esportiva, a iluminação também varia de acordo com a atividade exercida na quadra.

7) Alambrado

A sétima etapa de como construir uma quadra esportiva refere-se ao alambrado. Ele geralmente é indispensável para as quadras esportivas, pois ele irá auxiliar na segurança da quadra e de seus usuários.  Por isso é importante investir em um alambrado, para assim evitar também acidentes.

Além de circundar toda a área, o alambrado geralmente deve ser colocado no mínimo a 2 metros da quadra e ter 4 metros de altura.

Mas atenção! Essas características também variam de acordo com a atividade exercida na quadra esportiva.

8) Pintura

A última etapa de como construir uma quadra esportiva, é sobre a pintura. Ter uma pintura de qualidade e essencial para a manutenção e aparência da quadra.

Para as quadras com medidas oficiais (16m x 27m), é necessário pintar a quadra de acordo com o exigido por cada esporte.  Porem caso não seja oficial, a pintura da quadra fica a critério do cliente.

Além de se atentar a esses 7 pontos de como construir uma quadra esportiva, é importante pensar também nos equipamentos que serão instalados na quadra poliesportiva. 

Ao finalizar a construção da quadra, é interessante investir também em equipamentos de qualidade e de diferentes finalidades, para assim atender todos os públicos interessados na quadra poliesportiva. 

 

Não sabe como construir uma quadra esportiva? Conte com um suporte especializado!

Mesmo sabendo de todas as etapas para construir uma quadra esportiva, muitas vezes acontece de você não ter o domínio exato sobre algumas delas. E até mesmo não contar com tempo suficiente para tratar de cada um dos pontos considerados essenciais para a construção desse tipo de espaço.

Se este é o seu caso, a dica é buscar um suporte especializado. Isso porque, uma empresa especializada em construção de quadra esportiva, pode oferecer dentre outras vantagens:

  • Menor risco de falhas e contratempos que podem comprometer o orçamento da obra;
  • Equipe técnica especializada para trabalhar em cada etapa da construção;
  • Entrega da quadra dentro do prazo estimado;
  • Uso de materiais e métodos adequados para uma construção de qualidade e segura.

Portanto, caso você tenha não entenda bem o assunto, não hesite em contratar uma empresa especializada em construção de quadra. Assim, você evita gastos desnecessários e outros problemas na construção da quadra.

Gostou do nosso post? Precisa construir uma quadra poliesportiva?  Entre em contato conosco e solicite já o seu orçamento com uma das melhores empresas de construção e reforma de quadras!

 

Posts relacionados