Saiba qual é a melhor iluminação para quadras esportivas

18/02/2021

Antes de construir uma quadra esportiva, é necessário escolher adequadamente a iluminação que o ambiente irá receber. Por isso, saiba neste artigo qual é a melhor iluminação para quadras esportivas, especialmente se você quer construir uma ou reformá-la.

No Brasil, as federações esportivas costumam estabelecer as próprias regras para iluminação de quadras. Mesmo assim, as regras precisam estar de acordo com a NBR 8995-1, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A norma técnica NBR 8995-1 aborda sobre os níveis de iluminação ideais para diversos ambientes, incluindo a área esportiva. Dentre as exigências, a regulamentação estabelece que a iluminação em quadras esportivas deve considerar:

  • Uniformidade da luz;
  • Altura dos postes;
  • Ausência de ofuscamento;
  • Tons adequados para as lâmpadas.

Anteriormente, a ABNT possuía uma norma técnica voltada especificamente para a iluminação de quadras esportivas internas e externas. Trata-se da NBR 8837, criada em 1985, que não está mais em vigor.

Falaremos sobre cada uma das exigências da NBR 8995-1 a seguir:

Uniformidade da luz

A uniformidade da luz é alcançada pela quantidade de luz que incide sobre a superfície, chamada de iluminância. A medida é realizada por meio do cálculo de lux (lx).

Em quadras esportivas, o índice gira em torno de 300 lx no plano horizontal. Contudo, deve variar um pouco, por causa da modalidade esportiva.

Escolher a iluminância de forma correta é importante para garantir que as atividades esportivas possam ser realizadas durante a noite, sem qualquer problema. Isso permite uma visibilidade adequada tanto para os atletas, quanto para os espectadores presentes no local.

Altura dos postes

A altura dos postes, assim como a quantidade, deve variar de acordo com a modalidade esportiva que a quadra recebe. O responsável pela instalação deve levar em conta as dimensões da área de jogo, arquibancada (caso houver) e outras características.

Uma forma de descobrir a altura dos postes é por meio de um cálculo sobre 1/3 da lateral da quadra, que pode ter entre 6 e 25 metros. Para te ajudar, apresentamos as recomendações de três das quadras mais populares: 

Na quadra poliesportiva, por exemplo, a recomendação é instalar 4 postes de 9 metros de altura, cada um. Eles deverão ser posicionados a cerca de 7 metros de distância do eixo da quadra, no sentido longitudinal. Isso em ambos os lados, sendo todos a uma distância de 3 metros dos limites externos da quadra.

Já na quadra de futebol society, a recomendação é instalar 6 postes de 9 metros de altura cada. Destes, dois postes deverão ser posicionados no eixo da quadra, um de cada lado. Os demais postes deverão ficar a 15 metros deles, no sentido longitudinal. Todos a uma distância de 3 metros dos limites externos da quadra.

Na quadra de tênis, a recomendação é instalar 4 postes, todos com 9 metros de altura. Cada um dos postes deverá ser posicionado a cerca de 9 metros de distância da rede, em ambos os lados. Todos a uma distância de 3,5 metros dos limites externos da quadra.

Ausência de ofuscamento

A ausência de ofuscamento é importante para garantir que o desempenho durante a prática esportiva não seja prejudicado por uma iluminação inadequada. Por isso, é recomendado que quadras esportivas alcancem o ideal de 22 no índice de ofuscamento unificado (UGR, em inglês).

Tons adequados para as lâmpadas

Escolher os tons adequados para as lâmpadas que serão colocadas na quadra esportiva deve impactar diretamente no ambiente. As luzes de cores quentes, por exemplo, deixam os ambientes mais relaxantes. Já as luzes de cores frias, por outro lado, criam um clima estimulante.

É por isso que, para quadras esportivas, a temperatura de cor ideal é o branco frio, de 6.000 a 6.500 K (Kelvin). Isso vale também para os vestiários, que devem receber iluminação de cor fria a partir de lâmpadas tubulares ou painéis de LED.

Outro aspecto importante, também estabelecido pela NBR 8995-1, é o índice de reprodução de cor mínimo (Ra), que deve ser de 80%. Entretanto, alguns tipos de lâmpadas menos eficientes não conseguem atingir o percentual exigido pela regulamentação.

Por isso, a lâmpada de LED é considerada o tipo ideal. Isso porque, além de atender ao que é estabelecido pela norma, a lâmpada LED também é uma ótima opção quando se trata de eficiência energética e vida útil, com duração entre 20 mil e 32 mil horas.

Iluminação adequada

Já falamos anteriormente sobre os postes e, agora, é momento de apresentar a voltagem e quantidade de refletores para três tipos de quadras: poliesportiva, futebol society e tênis. A recomendação é exclusivamente para lâmpadas de LED.

Para a quadra poliesportiva, a recomendação é equipar os quatro postes com 3 refletores LED de 400W. Também é possível instalar 6 refletores LED de 200W.

Na quadra de futebol society, a recomendação é equipar os seis postes também com 3 refletores LED de 400W ou, então, com 6 refletores LED de 200W.

A mesma recomendação é válida para a quadra de tênis, em que os quatro postes deverão ser equipados com 3 refletores LED de 400W. Também é adequado instalar 6 refletores LED de 200W.

Quadras fora do padrão de medidas

É importante ressaltar que os padrões indicados anteriormente estão de acordo com as regras seguidas pelas federações esportivas. Entretanto, a maior parte das quadras esportivas presentes em condomínios e escolas possuem projetos fora do padrão de medidas.

Nesses casos,  há uma adaptação da estrutura conforme as medidas da quadra. Dessa forma, são diminuídos os tamanhos dos postes e a voltagem dos refletores. Um exemplo são quadras de 200 metros quadrados, em que a altura do poste é diminuída para 6 metros.

Agora que você já conhece qual é a melhor iluminação para quadras esportivas, contrate os melhores profissionais para executar o serviço da sua obra.

Aqui na Polyesportiva você encontra uma equipe especializada em construção e reformas de quadras esportivas. Nós executamos o projeto completo para você, utilizando tecnologia, materiais de primeira e mão de obra especializada. Faça já o seu orçamento!

Posts relacionados