Alambrado, estrutura e iluminação para quadra: qual escolher?
Na hora de construir uma quadra, qualidade e segurança são fundamentais para garantir um ambiente agradável que ofereça bons momentos de lazer aos seus usuários. Nesse sentido, a estrutura, o alambrado e a iluminação fazem toda diferença.
A escolha correta pode maximizar os benefícios agregados ao projeto, que inclui desde maior resistência e versatilidade, até melhor visibilidade aos atletas, adequação quanto às normas técnicas, entre outros fatores.
Estrutura
O primeiro passo é a instalação que garanta sustentação ao alambrado de proteção e, neste caso, as estruturas tubulares são as mais utilizadas.
Para maior durabilidade e proteção contra a ação do tempo, recomendamos que sejam confeccionadas com tubos metálicos galvanizados, geralmente de duas polegadas com no mínimo uma parede de 1,55mm, tratados com anticorrosivo e acabamento em esmalte sintético.
Concluída esta etapa, é importante definir a altura para cada modalidade. Nas quadras poliesportivas (handebol, vôlei, futsal e basquete) são recomendados no mínimo 6 metros de altura, enquanto as de tênis exigem medidas a partir de 4 metros nos fundos com 1 metro na lateral sistema trapézio.
Alambrado
Além de impossibilitar intervenções externas e garantir a conservação da quadra por mais tempo, proporciona segurança ao público, evitando que a bola atinja-o. São outras vantagens:
- Resistência e durabilidade;
- Baixo custo de manutenção;
- Instalação simples e rápida.
Existem dois tipos de alambrados utilizados na construção de quadras, são eles revestidos em PVC ou galvanizados.
O primeiro é caracterizado por fios de aço trançados, coberto com policloreto de vinila (PVC) e pode ser encontrado em cores distintas. Ele é anti-chama, resistente contra químicos abrasivos, efeitos do meio ambiente e não demanda pinturas frequentes.
O segundo é o arame fabricado com fio galvanizado, processo no qual se reveste um metal com o outro para obter maior durabilidade. Porém, esse material é menos utilizado porque enferruja com o tempo.
Em quadras de futsal, vôlei, basquete e handebol utilizam-se alambrados revestidos em PVC ou galvanizados de 3 polegadas com fio de no mínimo de 12mm. Para quadras de tênis, o alambrado possui 2 polegadas com fio de 14mm.
Rede
Confeccionada com fios de nylon, possui a mesma função de proteção do alambrado, mas devido ao impacto da bola, é pouco utilizada em quadras de futebol, basquete e tênis.
Por outro lado, utiliza-se em modalidades com menor impacto, como voleibol, beach tennis e futvôlei. Mais detalhes podem ser obtidos no artigo “Redes de proteção para esportes, você sabe qual é a melhor?”.
Iluminação
Se faz necessária em todas as práticas, pois pode influenciar bastante o desempenho dos atletas. Neste sentido, a iluminação deve ser uniforme, sem ofuscar a visão e produzir o mínimo de sombras possível.
Também são necessários projetores retangulares com vidro protetor temperado resistente a choque térmico. Além do conjunto de lâmpadas com reatores de alto fator de potência, blindados ou LED.
De acordo com norma técnica NBR 8995-1, é indispensável considerar:
- Uniformidade da luz – costuma ser de 300 lux, dependendo da modalidade praticada no espaço;
- Altura dos postes – em regra, o ideal é que seja equivalente a 1/3 da lateral da quadra, que pode ter entre 6 e 25 metros;
- Ausência de ofuscamento – o índice ideal é de 22;
- Tons adequados para as lâmpadas - podem variar dependendo da modalidade esportiva e objetivos da construção. Tonalidades mais quentes, por exemplo, geram sensação de relaxamento, enquanto mais frias tornam o espaço mais estimulante.
O comprimento da quadra, o número de postes e locais de instalação dos pontos de luz também devem ser avaliados.
Agora que você já sabe os principais pontos na escolha da estrutura, alambrado e iluminação, é fundamental avaliar a empresa que vai garantir o sucesso do seu projeto.
A Polyesportiva é especializada em reforma, construção e fabricação de itens para quadras esportivas. Entre em contato agora mesmo, será um prazer te ajudar.