Alambrado, estrutura e iluminação para quadra: qual escolher?

16/12/2022

Na hora de construir uma quadra, qualidade e segurança são fundamentais para garantir um ambiente agradável que ofereça bons momentos de lazer aos seus usuários. Nesse sentido, a estrutura, o alambrado e a iluminação  fazem toda diferença.

 

A escolha correta pode maximizar os benefícios agregados ao projeto, que inclui desde maior resistência e versatilidade, até melhor visibilidade aos atletas, adequação quanto às normas técnicas, entre outros fatores.

 

Estrutura

 

O primeiro passo é a instalação que garanta sustentação ao alambrado de proteção e, neste caso, as estruturas tubulares são as mais utilizadas. 

Para maior durabilidade e proteção contra a ação do tempo, recomendamos que sejam confeccionadas com tubos metálicos galvanizados, geralmente de duas polegadas com no mínimo uma parede de 1,55mm, tratados com anticorrosivo e acabamento em esmalte sintético. 

 

Concluída esta etapa, é importante definir a altura para cada modalidade. Nas quadras poliesportivas (handebol, vôlei, futsal e basquete) são recomendados no mínimo 6 metros de altura, enquanto as de tênis exigem medidas a partir de 4 metros nos fundos com 1 metro na lateral sistema trapézio.

 

Alambrado 

 

Além de impossibilitar intervenções externas e garantir a conservação da quadra por mais tempo, proporciona segurança ao público, evitando que a bola atinja-o. São outras vantagens:

 

  • Resistência e durabilidade;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Instalação simples e rápida.

 

Existem dois tipos de alambrados utilizados na construção de quadras, são eles revestidos em PVC ou galvanizados. 

 

O primeiro é caracterizado por fios de aço trançados, coberto com policloreto de vinila (PVC) e pode ser encontrado em cores distintas. Ele é anti-chama, resistente contra químicos abrasivos, efeitos do meio ambiente e não demanda pinturas frequentes. 

O segundo é o arame fabricado com fio galvanizado, processo no qual se reveste um metal com o outro para obter maior durabilidade. Porém, esse material é menos utilizado porque enferruja com o tempo.

 

Em quadras de futsal, vôlei, basquete e handebol utilizam-se alambrados revestidos em PVC ou galvanizados de 3 polegadas com fio de no mínimo de 12mm. Para quadras de tênis, o alambrado possui 2 polegadas com fio de 14mm.

 

Rede

 

Confeccionada com fios de nylon, possui a mesma função de proteção do alambrado, mas devido ao impacto da bola, é pouco utilizada em quadras de futebol, basquete e tênis. 

Por outro lado, utiliza-se em modalidades com menor impacto, como voleibol, beach tennis e futvôlei. Mais detalhes podem ser obtidos no artigo “Redes de proteção para esportes, você sabe qual é a melhor?”.

 

Iluminação

 

Se faz necessária em todas as práticas, pois pode influenciar bastante o desempenho dos atletas. Neste sentido, a iluminação deve ser uniforme, sem ofuscar a visão e produzir o mínimo de sombras possível. 

 

Também são necessários projetores retangulares com vidro protetor temperado resistente a choque térmico. Além do conjunto de lâmpadas com reatores de alto fator de potência, blindados ou LED.

 

De acordo com norma técnica NBR 8995-1, é indispensável considerar: 

 

  • Uniformidade da luz – costuma ser de 300 lux, dependendo da modalidade praticada no espaço;

 

  • Altura dos postes – em regra, o ideal é que seja equivalente a 1/3 da lateral da quadra, que pode ter entre 6 e 25 metros;

 

  • Ausência de ofuscamento – o índice ideal é de 22;

 

  • Tons adequados para as lâmpadas - podem variar dependendo da modalidade esportiva e objetivos da construção. Tonalidades mais quentes, por exemplo, geram sensação de relaxamento, enquanto mais frias tornam o espaço mais estimulante.

 

O comprimento da quadra, o número de postes e locais de instalação dos pontos de luz também devem ser avaliados.

 

Agora que você já sabe os principais pontos na escolha da estrutura, alambrado e iluminação, é fundamental avaliar a empresa que vai garantir o sucesso do seu projeto.


A Polyesportiva é especializada em reforma, construção e fabricação de itens para quadras esportivas. Entre em contato agora mesmo, será um prazer te ajudar.

Posts relacionados