Conheça os principais riscos de obras mal feitas em quadras esportivas

07/12/2020

Quadras esportivas são frequentadas por pessoas de várias idades e, portanto, merecem atenção especial aos detalhes, desde o início da construção. Mas, afinal, por quê? 

Para esclarecer essa dúvida, e também conscientizar, apresentamos neste artigo os principais riscos de obras mal feitas em quadras esportivas. Confira a seguir:

 


1 - Acúmulo de água 

O acúmulo de água é um dos maiores e mais comuns riscos. Por isso, é importante estar atento a ele durante a construção da quadra. O problema é causado pelo nivelamento incorreto do piso, o que impede a drenagem. 

Para se ter uma ideia, a manutenção de uma quadra esportiva com poças de água tem que ser feita duas vezes mais rápida em comparação a uma quadra que não enfrenta o mesmo problema. 

No piso de concreto, o acúmulo de água contribui para a perda de resistência da tinta e também da resina aplicada. Como resultado, podem aparecer bolhas, fissuras, musgos e manchas. 

Além disso, o acúmulo de água pode provocar escorregões, danificar o revestimento e, inclusive, causar lesões graves em usuários - assunto que abordaremos no último tópico deste artigo. 

Para evitar o risco, é importante garantir que o nivelamento do piso esteja correto. Assim como o acabamento ou revestimento da quadra esportiva. 

Em pisos de concreto, só é possível corrigir o acúmulo de água quebrando e refazendo outro. Isso porque o concreto é um pavimento que não dá manutenção de base, mas sim de acabamento, o que dificulta o processo. 

Já em piso asfáltico, o acúmulo de água só é corrigido a partir da construção de uma sub-base ou recapeamento. Dessa forma, nos dois tipos de pisos não é possível solucionar o problema de acúmulo de água apenas com um processo de acabamento

O piso asfáltico, inclusive, é mais econômico que os demais, proporciona bom acabamento e é um pouco mais macio que os de cimentício. É o mais utilizado em quadras poliesportivas. 

 


2 -  Gastos mais frequentes com manutenção

Já vimos anteriormente que a construção mal feita do piso pode trazer várias consequências, impactando diretamente nos gastos com a manutenção, que se tornam muito mais frequentes. 

O gasto maior com dinheiro em um menor prazo de tempo está relacionado diretamente com a escolha de materiais que não possuem resistência a fatores climáticos. Especialmente em quadras construídas em áreas externas, que estão expostas a diversas condições de clima. 

Dessa forma, materiais que não são resistentes à chuvas, poluição e raios solares podem danificar mais rapidamente pisos, traves e redes da quadra. 

Esse problema está relacionado, inclusive, com a presença de poças de água - já abordada no primeiro tópico. Mas também existem outros fatores, que apresentaremos a seguir: 

Trincas: São problemas que, no concreto, não é possível de corrigir de forma permanente. Mas existem trabalhos de tratamento que podem aumentar a durabilidade da base com resina acrílica. 

Assim, ao manter a trinca fechada, o tempo de durabilidade é aumentado, evitando o trabalho de ter que fazer um concreto novo.

Fissuras: São mini trincas, que começam a demonstrar uma defasagem no material. 

É importante arrumá-las antes que se tornem trincas, porque isso permite que o problema seja solucionado definitivamente.

Rompimento da tela: O rompimento pode acontecer quando a tela do alambrado não é esticada. Neste caso, é obrigatório trocar o material. 

É importante esticar a tela de alambrado sempre que necessário, pois isso aumenta a vida útil do material e também a aparência da quadra esportiva. 

Perda de resistência: Conforme o impacto e o tempo, a pintura e a solda em acessórios perdem a resistência.

No caso de postes e traves, se o problema for solucionado rapidamente, deve impedir que usuários sofram lesões com cortes, por exemplo. Além disso, a manutenção imediata evita que seja feita a troca do material. 

Além dos problemas mencionados, é importante manter também em dia a estrutura de iluminação da quadra, trocando lâmpadas queimadas. 

Já em relação às tabelas de basquete, é essencial estar atento ao material escolhido. A tabela de acrílico, por exemplo, pode durar 5 vezes mais que a de madeira (laminado naval). Neste caso, o preço a longo prazo compensa muito mais. 

 


3 - Falta de visão 

Diferente dos outros problemas que abordamos aqui, a falta de visão é um risco causado pela falta de concepção do projeto da quadra. 

Isso porque, antes mesmo de iniciar as obras, é importante analisar a orientação da quadra em relação ao sol. 

O lado maior da quadra (eixo longitudinal) deve acompanhar a linha Norte-Sul. Já a orientação Leste-Oeste deve ser evitada.
Assim, ao acompanhar a linha Norte-Sul, evita que a luz prejudique a visão das pessoas que estão praticando esporte na quadra. O mesmo não seria possível com a orientação Leste-Oeste, que poderia fazer com que a luz ofusque a visão. 

 

4 - Lesões 

Lesões são um dos riscos mais conhecidos, e também mais graves, que obras mal feitas podem ter como consequência. 

Pisos muito duros, nivelamento incorreto e rachaduras podem causar processos inflamatórios como entorses e tendinopatias, tipos mais comuns de lesões em quadras. 

Para evitar isso, é necessário escolher materiais que absorvam parte do impacto dos usuários. Assim, garantindo a saúde de todos que utilizam a quadra esportiva. 

A escolha correta deve começar pelo piso, que precisa ser adequado para o local. O piso cimentício, por exemplo, não é muito recomendável porque não absorve o impacto dos usuários. Assim, é indicado apenas para ambientes externos, por ter boa resistência e permitir a utilização para qualquer tipo de evento. 

Já o piso asfáltico apresenta vantagens por ser mais macio que o de cimento, além de mais econômico e ter bom acabamento. A pintura, contudo, deve ser feita com tinta acrílica. 

Outro tipo de piso é o monolítico, que absorve bem impactos e dispensa acabamentos. Ele é feito de resina poliuretânea e, sobre uma base de concreto ou asfalto, atinge 1 cm de espessura. 

A grama artificial também é uma opção para a sua quadra esportiva. Ela é feita de pedra com material bitominoso, de forma que possui camada drenante, assim como nos campos de futebol. 

Por fim, apresentamos o piso sintético, que possuem soluções apropriadas para que não ocorra a reflexão da luz. Normalmente, conta com amortecedor e superfície não-abrasiva, que protege a queda dos usuários. 

Agora que você já conhece os principais riscos de obras mal feitas em quadras esportivas e também como solucioná-los, contrate os melhores profissionais para executar o serviço da sua obra. 

Aqui na Polyesportiva você encontra uma equipe especializada em construção e reformas de quadras esportivas. Nós executamos o projeto completo para você, utilizando tecnologia, materiais de primeira e mão de obra especializada. Faça já o seu orçamento!

Posts relacionados