Por que fazer manutenção da quadra do seu condomínio

02/07/2020

Realizar a manutenção de quadra esportiva é um cuidado essencial que se deve ter para garantir o bom funcionamento da quadra.

Contudo, ainda há quem veja o serviço de manutenção em quadras esportivas como um investimento desnecessário, o que é um erro.

Isso porque o serviço de manutenção em quadras do gênero pode oferecer muitos benefícios que vão desde valorização do imóvel, até uma maior segurança para quem utiliza esse tipo de espaço.

Agora, se você ainda tem dúvidas, continue lendo este artigo e veja alguns dos motivos que justificam a realização da manutenção de quadras esportivas no seu condomínio.

 

Principais motivos para realizar a manutenção de quadra esportiva

 

Existem muitos motivos para que um condomínio realize manutenções regulares na quadra esportiva. E dentre os principais, podemos citar:

  1. Evitar acidentes

Qualquer acidente que vier a ocorrer na quadra do condomínio e esteja ligado diretamente à falta de manutenções e reparos será de responsabilidade do condomínio. Ou seja, esse é um tipo de situação que pode gerar sérios prejuízos financeiros, além de comprometer a imagem do condomínio em si.

Para que isso não aconteça, e o seu condomínio seja responsabilizado por qualquer acidente que porventura ocorra na quadra, a manutenção periódica é uma medida que precisa ser adotada.

  1. Valorização do condomínio

Quando adquirimos um imóvel, analisamos tanto o ambiente interno quanto o externo. Portanto, se um condomínio possuir uma quadra com uma má aparência, que esteja desgastado pela ação do tempo, isso com certeza irá desvalorizar o condomínio.

Por outro lado, se o seu condomínio realiza manutenções preventivas e de reparo periodicamente, esse serviço agrega valor ao condomínio. O que isso quer dizer?

Com a manutenção da quadra em dia, você contará com esse diferencial para elevar o valor de mercado do condomínio e até mesmo conseguir compradores com mais facilidade em caso de uma possível venda.

  1. A manutenção de quadra esportiva evita reformas

Quando pensamos em reformas, logo vêm à nossa mente poeira, entulhos e sujeiras que esse tipo de obra normalmente gera.

Mas, quando o condomínio realiza a manutenção de quadra esportiva, a chance desse espaço precisar de uma possível reforma é mínima. Sendo assim, problemas com entulhos e sujeiras dificilmente acontecem nesse caso.

  1. Moradores satisfeitos

Como dissemos anteriormente um condomínio com quadra esportiva em boas condições de uso representa um diferencial que valoriza o condomínio e eleva o seu valor de venda. Porém, manter esse  espaço bem cuidado também gera benefícios a quem faz uso do espaço, ou seja, os condôminos.

Com a manutenção de quadra esportiva, o proprietário ou a empresa responsável por gerenciar o condomínio mostra que se preocupa com o bem-estar dos moradores e a qualidade do ambiente que eles compartilham entre si.

Com isso, conquista-se a satisfação de quem frequenta a quadra e sabe da importância que existe em manter esse espaço com boas condições de uso.

  1. Maior segurança com a manutenção de quadra esportiva

Outro motivo que justifica a importância de realizar a manutenção em quadras esportivas está diretamente relacionado ao fator segurança.

Isso mesmo! Promover a manutenção, seja ela preventiva ou de reparo, faz com que a quadra apresente uma qualidade superior, e isso se reflete em maior segurança para os seus frequentadores.

Com a manutenção em dia, é possível eliminar o risco de ocorrer acidentes devido a problemas estruturais na quadra, como infiltrações, desgaste do piso, dentre outras coisas.

Além disso, quem pratica esportes e usa esse ambiente com frequência, sabe a diferença que uma quadra bem cuidada apresente no seu desempenho. Sendo assim, fica claro entender porque realizar a manutenção de quadra esportiva é tão importante.

 

Com que frequência devem ser feitas as manutenções na quadra do condomínio?

A manutenção de quadra esportiva não precisa ser realizada de uma só vez, pois cada elemento da quadra, desde o revestimento, até a iluminação necessita de um tempo diferente para que seja feita a manutenção.

Mas, é de fundamental importância que sua manutenção seja realizada periodicamente e por quem realmente entende do assunto. Isso porque existem alguns elementos presentes na quadra que necessitam de maior atenção e cuidados específicos para garantir não só um tempo de vida útil maior, como também a boa performance de quem usa esse espaço.

Piso

Dependendo da regularidade com que os condôminos utilizam a quadra, bem como do tipo de piso que ela possui a pintura pode ser realizada uma vez por ano ou em menos tempo.

Isso porque quase todas as quadras ficam expostas ao sol e a chuva, assim sendo se o piso não possuir impermeabilização é possível que gere infiltrações. Logo, a manutenção é necessária.

Iluminação

Durante o dia a quadra é utilizada na maioria das vezes pelas crianças, mas, a noite muitos adultos ao chegar do trabalho utilizam a quadra. Portanto, a iluminação da quadra além de ser de boa qualidade é preciso que seja realizado manutenções conforme necessário.

Acessórios

Os acessórios da quadra precisam ser observados para possíveis manutenções, como no caso das traves, redes, tabelas de basquete, entre outros.

Ralos

Os cuidados com os ralos devem ser constantes, sabemos que qualquer poeira, papel ou sujeira pode tampar a passagem da agua e causar um entupimento. Da mesma forma, os canos podem ficar sujos e entupidos.

Portanto, na manutenção esse é um elemento que também deve ser verificado com frequência.

Para fazer a manutenção

De modo geral, a manutenção de quadra esportiva em condomínios é necessária e traz muitas vantagens e benefícios. Tanto para os condôminos que frequentam regularmente esse espaço, quanto para os donos e administradores dos condomínios.

E você, está precisando de uma manutenção de quadra esportiva profissional e de excelência? Entre em contato conosco e solicite agora mesmo o seu orçamento sem compromisso!

Posts relacionados