Como recuperar o piso de uma quadra esportiva?

12/08/2022

Cuidar da manutenção de uma quadra esportiva é fundamental para que ela se mantenha segura e em condições de uso para os frequentadores.

 

No entanto, mesmo com todos os cuidados em dia, é comum que o espaço sofra com os efeitos do uso recorrente e do avanço do tempo. E a área mais afetada é o piso, que pode apresentar desgaste, impossibilitando a prática esportiva.

 

Você tem encarado esse tipo de situação e deseja saber como recuperar o piso de uma quadra esportiva? Nós vamos te ajudar neste artigo, continue a leitura conosco!

Por que realizar a recuperação de uma quadra esportiva?

 

Quando localizadas dentro de condomínios, as quadras costumam ser uma das principais opções de lazer e descontração para os moradores. No entanto, sua finalidade só está disponível quando suas condições permitem o pleno uso por parte das pessoas.

 

Problemas como fissuras, trincas, estufamento e até mesmo o desgaste da pintura podem atrapalhar os jogos, e mais do que isso: são um risco à saúde e integridade dos praticantes, que podem até se machucar de forma grave.

 

Outro ponto importante ao qual vale se atentar, é que uma quadra com o piso danificado tende a ficar parada. E quanto mais tempo abandonada, piores ficam suas condições, o que eleva ainda mais os gastos para sua restauração. 

 

Por isso, precisamos ressaltar que tão importante quanto usar o espaço de forma adequada e seguir as práticas recomendadas para sua devida conservação, realizar a recuperação da quadra esportiva em tempo hábil é muito importante para estender a vida útil do espaço.

 

A recuperação do piso da quadra 

Reforma da estrutura e acabamento do piso asfáltico no condomínio Guarapiranga Park, em São Paulo. Fonte: Polyesportiva

 

Agora que já ficou bastante claro que recuperar o piso da quadra poliesportiva é importante tanto no que diz respeito ao lazer e segurança dos frequentadores, quanto para a administração do espaço, podemos tratar um pouco sobre como esse serviço deve ser realizado, o que varia de acordo com o material que o reveste:

 

Piso asfáltico ou de concreto:

 

No caso das rachaduras, trincas ou mesmo perfuração do pavimento, a reforma precisa ser realizada imediatamente, para que não ocorram maiores complicações estruturais.

 

Se for preciso recuperar sua pintura, é interessante que ela seja refeita completamente a cada 2 anos, no caso de quadras descobertas. Já em áreas internas, protegidas com a devida cobertura, esse prazo pode ser de 3 a 5 anos.

 

Outro ponto que exige atenção é sobre o acúmulo de água, que pode provocar infiltração e até mesmo o estufamento da quadra, que exige que seu piso seja parcial ou totalmente refeito. Se houver água parada sobre o pavimento por mais de 3h seguidas, é preciso que um profissional verifique sua estrutura.

 

Piso de Areia

 

A reposição da areia neste tipo de quadra deve ser avaliada a cada dois anos por um técnico para verificar sua necessidade.

 

Essa reposição pode, ou não, ser necessária, levando em consideração o tipo de areia utilizada e do uso da quadra (tipos de atividades realizadas, frequência, intensidade, etc).

 

A importância de contar com uma empresa especializada

 

Não há outra solução: para que a recuperação do piso de uma quadra esportiva seja realizada de forma profissional, você deve contratar uma empresa experiente e especializada nesse tipo de serviço.

 

Além de identificar todas as necessidades que sua quadra exige para voltar a oferecer condições adequadas para práticas esportivas, somente uma empresa conta com toda a estrutura completa para entregar um projeto realmente completo e eficaz.

 

Neste sentido, você pode contar com a Polyesportiva, nome que há mais de 28 anos atua por todo o Brasil entregando soluções completas envolvendo a construção, manutenção e reforma completa de quadras esportivas e poliesportivas.

 

Entre em contato com a equipe de profissionais capacitados, que irão avaliar de forma detalhada qual a situação do seu espaço, e entregar um projeto para solução completa de suas demandas - por um preço justo, com a garantia de um trabalho altamente profissional.

 

Posts relacionados