Problemas comuns em quadras esportivas

28/07/2022

Quem vive onde há uma quadra esportiva sabe como esse espaço é concorrido. As pessoas se revezam constantemente para a prática dos mais diversos esportes em condomínios e espaços comuns.

 

Por conta dessa grande rotatividade, é necessário oferecer um local de qualidade, com condições necessárias para que todos possam se divertir de maneira segura.

 

Pensando nisso, separamos alguns dos problemas mais comuns em quadras esportivas, para que você fique de olho e evite maiores complicações.

 

Acúmulo de água

 

Além de impedir a prática adequada dos esportes e demais atividades, pode ocasionar algumas consequências bastante prejudiciais. Entre elas, estão o risco de acidentes e lesões, por parte dos praticantes, bem como a possibilidade de provocar infiltrações e gerar maior desgaste no piso.

Fissuras e trincas

Quadra com piso deteriorado, há 10 anos sem reforma. Fonte da foto: Polyesportiva

 

As trincas e rachaduras são alguns dos problemas mais comuns em quadras esportivas (especialmente as descobertas) aos quais elas estão bastante expostas. Mas, vale dizer que existem dois tipos de pisos que podem ser afetados com esses problemas. O asfáltico e de concreto.

 

No caso do piso de concreto, esses problemas costumam surgir por movimentação no solo, que ocorre quando não é realizada uma boa terraplanagem. Além disso, trincas e fissuras também aparecem quando não foi realizada a cura do concreto, que nos primeiros 10 dias após a construção da obra, deve ser molhado de 3 em 3 horas para que seque perfeitamente.

 

Já na base asfáltica, os principais motivos desses problemas são a falta de qualidade no material, aplicação incorreta, falta de compactação no solo ou instabilidade no local onde foi construído. 

 

Também pode ter acontecido penetração de água na base, em decorrência da perfuração no piso por má utilização dos frequentadores (não é permitido utilizar skate, patins ou bicicleta). Quando acontece essa infiltração, a água se acumula no interior do piso, e com o calor há evaporação, processo que causa a fissuras ou trincas.

 

Esse tipo de irregularidade, além de esteticamente desagradável, ainda coloca em risco os jogadores e praticantes de atividades físicas, que ficam mais propensos a quedas e lesões. Sem mencionar o fato de que reduzem drasticamente a vida útil de seu espaço.

 

Estufamento

 

Outro ponto sobre o qual não podemos deixar de falar: quando sua quadra esportiva é construída sem o nivelamento adequado, podem ocorrer deformidades que fazem com que o piso estufe. Além de causar danos severos, como rachaduras e buracos, quem também pode sofrer são as pessoas que se utilizam do espaço.

 

Dependendo do tamanho dos estragos, os prejuízos financeiros podem ser bem maiores - há casos em que é necessário trocar e refazer todo o pavimento.

 

Apodrecimento de acessórios

 

Conforme são utilizados, acessórios como gols, postes e aros podem sofrer com problemas nas soldas, que se desgastam e vem a romper. Por isso, é fundamental contar com empresas que forneçam materiais de qualidade, com garantia mínima de 1 ano.

 

A nossa recomendação é que seja agendada a vistoria de um técnico especializado, ao menos uma vez a cada 12 meses.  Dessa forma, o profissional também pode verificar a necessidade de retificar os alambrados (que deve ser feito a cada 2 anos) e a troca das redes, cuja periodicidade é anual.

 

Problemas com a acústica

 

Como boa parte destas quadras se encontram em condomínios, próximas às residências, é preciso ter cuidado com o tipo de piso utilizado, pensando em reduzir a emissão de sons. No entanto, contar com profissionais antes da construção faz toda a diferença, uma vez que até detalhes como esse serão levados em conta.

 

Fonte da foto: Pixabay

Como combater esses problemas em quadras esportivas?

 

A primeira medida que você tem que tomar para se livrar dos problemas mais comuns em quadras esportivas é garantir que sua construção seja realizada por uma empresa adequada. Dessa forma, você tem a certeza de contar com materiais de qualidade, duradouros e resistentes, capazes de se manter por mais tempo e oferecer segurança e tranquilidade para a prática esportiva.

 

Em seguida, garante que sua quadra vai passar por manutenções - especialmente as preventivas. Nós já falamos aqui em nosso blog sobre como manter o espaço bem conservado, com algumas dicas bastante práticas. E além disso, também já conversamos sobre como reconhecer o momento ideal para realizar uma reforma.



Para tudo isso, é fundamental contar com a assessoria e o apoio de uma equipe profissional experiente no segmento. Se precisar de qualquer ajuda com sua quadra esportiva, venha falar conosco.

Posts relacionados