Quais tenistas ganharam os 4 torneios do Grand Slam?

26/10/2022

 

Créditos da imagem: Unsplash

 

Vencer um Grand Slam de tênis é um feito que marca o nome de qualquer tenista na história desse esporte. Agora, imagina conseguir ser campeão em 4 Grand Slams?

 

Na era aberta do torneio, instituída a partir de 1968, foram poucos os que conseguiram bater essa marca. Recentemente, o sérvio Novak Djokovic conquistou o título em Roland Garros em Paris e entrou para essa seleta lista. 

 

Mas e você, sabe quais são os outros tenistas que ganharam os 4 Grand Slam do tênis?

 

Veja nesse artigo mais detalhes sobre o Grand Slam de Tênis e descubra quem são os vencedores dos 4 principais torneios do circuito mundial de tênis de todos os tempos. 

 

O que é um torneio de Grand Slam?

 

Basicamente, os torneios de Grand Slam são eventos compostos pelos campeonatos de maior relevância no tênis. São eles:

  • Australian Open – disputado em janeiro na cidade de Melbourne;
  • Roland Garros – disputado entre maio e junho em Paris;
  • Wimbledon – disputado entre junho e julho em Londres;
  • US Open – disputado entre agosto e setembro em Nova York.

Os 4 principais campeonatos normalmente são mais longos e atribuem uma pontuação maior para o ranking mundial. Além disso, eles também são os que envolvem as maiores premiações.

 

Vale destacar que, além do período e local de disputa, há outros fatores que diferenciam essas competições, exemplo é a superfície da quadra de tênis em que são realizadas. 

 

Os torneios Australia Open e US Open são disputados em quadras de piso duro. Enquanto Roland Garros e Wimbledon são disputados em saibro e quadras de grama, respectivamente.

 

Quem ganhou os 4 Grand Slam de tênis na categoria masculina?

 

De modo geral, são poucos os tenistas que conseguiram vencer os 4 Grand Slam de tênis em uma só temporada. Entre os atletas que conquistaram esse feito em torneios simples, estão:

 

Rod Laver

 

Créditos da imagem: Tim Graham/Fox Photos, via Getty Image

 

O australiano Rod Laver é considerado um dos maiores tenistas da história. Ele é o único a ter vencido todos os 4 torneios do Grand Slam na mesma temporada em duas ocasiões distintas. A primeira ocorreu quando o circuito ainda acontecia na Era Fechada, em 1962, já a segunda foi na Era Aberta, em 1969.

 

No decorrer de sua trajetória, Rod Laver se consagrou campeão do Aberto da Austrália por 3 vezes. Enquanto isso, no torneio de Wimbledon, ele ganhou 4 vezes o título e no US Open e em Roland Garros, obteve dois títulos em cada torneio.

 

Donald Budge

 

Créditos da imagem: Getty Images

 

Outro tenista que marcou seu nome na história ganhando 4 Grand Slam de tênis foi o americano Donald Budge. Ele conquistou 2 títulos no US Open, 2 em Wimbledon, 1 no Australian Open e 1 em Roland Garros. Isso no auge dos seus 23 anos enquanto os torneios ainda aconteciam na Era Fechada.

 

Fred Perry

 

Créditos da imagem: Getty Images

 

Destaque na década de 1930, o britânico Fred Perry chegou ao quarto Slam aos 26 anos, sagrando-se campeão do Aberto da França em 1935. Fred acumulou ao longo de sua carreira 3 títulos de Wimbledon, assim como um troféu do Australian Open, 3 títulos do US Open e 1 Roland Garros.

 

Andre Agassi

 

Créditos da imagem: Getty Images

 

O americano Andre Agassi é o primeiro tenista representante da Era Aberta a conquistar 4 Grand Slam de tênis. Além disso, em 1999 se consagrou campeão de Roland Garros. Agassi reúne em seu currículo vitorioso 4 títulos do Australian Open, 2 pelo US Open, 1 título em Roland Garros e 1 em Wimbledon.

 

Roger Federer

 

Créditos da imagem: Julian Finney/Getty Images

 

Com 17 troféus, Roger Federer é considerado um dos maiores vencedores de Grand Slams da história do tênis mundial. Após conquistar o Roland Garros em 2009 ele entrou para o grupo de tenistas que venceram os 4 torneios do circuito mundial de tênis em uma mesma temporada.

 

Ao lado de Pete Sampras, Federer é considerado um dos maiores vencedores de Wimbledon. Ao todo, ele possui 7 títulos na competição, além de 5 títulos no US Open e 4 no Aberto da Austrália.

 

Rafael Nadal

 

Créditos da imagem: Agência Brasil

 

Na quadra de tênis em saibro, não tem outro nome que se destaque do que o de Rafael Nadal. Ele conseguiu fechar seu Career Grand Slam quando conquistou o título do US Open em 2010. Ao todo, foi campeão por 9 vezes em Roland Garros, bicampeão em Wimbledon e ganhou 1 título no Australian Open.

 

Conheça as tenistas que ganharam os 4 Grand Slam 

 

No tênis feminino, alguns nomes marcaram presença na lista de tenistas que conquistaram os 4 Grand Slam do tênis. Veja as principais na lista que separamos abaixo: 

 

Maureen Connolly

 

Créditos da imagem: Pinterest

 

A tenista americana Maureen Connolly foi a primeira mulher do mundo a conquistar os 4 Grand Slam de tênis. Seu feito se deu em 1953 quando ela tinha apenas 19 anos de idade.

 

Embora sua carreira no tênis tenha sido curta, Connolly obteve grandes conquistas em sua jornada vitoriosa, o que a fizeram se tornar uma das personalidades esportivas mais populares de sua época nos EUA.

 

Steffi Graf

 

Créditos da imagem: Getty Images

 

Steffi Graf foi a única tenista alemã em toda história a conquistar o chamado Golden Grand Slam. Ou seja, além dos 4 Grand Slam de tênis, ela também foi campeã olímpica. Tudo em um mesmo ano, mais precisamente em 1988.

 

Ela venceu 22 títulos em 16 anos de carreira, a segunda maior atrás de Serena Williams (23) desde o início da Era Aberta em 1968, e a terceira maior na história atrás de Margaret Court, com 24 troféus.

 

Margaret Court

 

Créditos da imagem: Popperfoto/Getty Images

 

Outra tenista que integra o seleto grupo de atletas que conquistaram o “Verdadeiro Grand Slam” é a australiana Margaret Court, destaque na década de 1960 que venceu os 4 Grand Slam em 1970.

 

Ela é considerada uma das maiores recordistas de títulos Grand Slam, além de acumular ao longo de sua carreira, 24 títulos entre as duas Eras do tênis em torneios simples. Ao todo, ela conquistou 11 Australian Open, assim como 5 Roland Garros, 3 Wimbledon e 4 US Open.

 

Agora que você já sabe quem são os principais tenistas que ganharam os 4 Grand Slam de tênis, não deixe de acompanhar a série de conteúdos que preparamos por aqui.


Se deseja montar uma quadra de tênis de alto desempenho para suas jogadas, a Poly terá o prazer de te ajudar. Entre em contato agora mesmo e solicite já um orçamento grátis.

Posts relacionados