Saiba quando investir em reforma de quadra esportiva

02/03/2022

Se preocupar, de tempos em tempos, com a reforma da quadra esportiva é essencial para garantir uma prática de esportes segura e de alta performance. Afinal, é comum que esses espaços acabem se desgastando com o tempo, seja pela intensa utilização da área ou em resposta às mudanças climáticas. 

Infelizmente, muitos responsáveis por condomínios ou áreas públicas negligenciam a manutenção de quadras esportivas por um período indevido, o que pode gerar vários problemas, tais como:

 

  • Buracos e trincas;
  • Espaços escorregadios;
  • Infiltração de água;
  • Acidentes durante os jogos;
  • Falta de demarcações para arbitragem;
  • Local inadequado para espectadores;
  • Soldas das traves estouradas;
  • Iluminação insuficiente para jogos a noite;
  • Redes, traves e alambrados danificados.

 

Reforma de quadra esportiva: quando devo fazer?

 

Para responder a essa pergunta, pense o seguinte: a minha quadra está com desgastes que chegam a prejudicar as atividades esportivas? Há chances de ocorrer um acidente neste espaço? Se a resposta for sim, você já sabe o que fazer.

Mesmo assim, vamos te ajudar dando alguns sinais específicos que indicam que o seu ambiente esportivo precisa de uma boa reforma. Confira:

 

  • Pisos sem brilho, manchados devido ao empoçamento de água e/ou quando começar a apresentar as primeiras trincas e buracos;
  • Elementos visuais já não aparecem mais ou estão danificados;
  • Redes rasgadas;
  • Traves e alambrados quebrados ou começando a enferrujar;
  • Luzes queimadas;
  • Bancos e arquibancadas quebrados ou com número insuficiente de assentos.

 

Essas são algumas das situações mais comuns que mostram quando há a necessidade de encarar uma reforma de quadra esportiva.

Mas, vale um lembrete: o ideal é sempre optar por esse tipo de serviço logo que os sinais começam a aparecer. Assim, você evita problemas mais graves e até mesmo acidentes, além de economizar uma grana ao realizar a manutenção preventiva.

Um exemplo disso é que quando começam a aparecer as primeiras trincas em uma quadra de condomínio, a administração terá um gasto muito menor se resolvê-lo imediatamente. Segundo nossas estimativas, em 90% dos casos, se acionado o serviço de imediato, a economia pode chegar a até 70% do valor original.

E sabe por quê isso acontece? Porque quanto mais tempo uma trinca fica aberta, maior será a penetração de água na base, o que gera o surgimento de novas trincas. Neste caso, a correção só é possível se parte da quadra for refeita.

Fora isso, é importante entender que a obra não deve ser feita somente na superfície da quadra esportiva, mas também em todas as camadas internas do solo e, se necessário, até na fundação para evitar que apareçam fissuras ou rachaduras em tempo menor do que o previsto.

 

Como saber se a quadra do meu condomínio também precisa de manutenção? 

 

Bem, neste caso em específico, o condomínio deve se atentar que a cada dois anos os fornecedores de tinta e resina orientam fazer a repintura de quadras esportivas externas, já que devido a exposição ao sol e chuva, o piso perde o verniz que protege a pintura, tornando a superfície opaca e com baixa resistência a infiltração de água. Já as áreas internas podem esperar um ano a mais.

E agora, fique atento a esse ponto de alerta!

Quando a quadra tem mais de cinco trincas, ainda que pequenas, alto teor de umidade, estrutura com corrosão, tubos tortos, rompimento de solda ou desnivelamento, é sinal de perigo. Todos esses problemas colocam em risco a vida dos usuários e da obra como um todo.

 

Quais serviços estão incluídos na reforma?

 

Existem diversas soluções que você pode buscar para garantir a qualidade da quadra esportiva, mas dependendo do seu estilo e frequência de uso, pode ser preciso um ou mais serviços citados abaixo:

 

  1. Repintura de demarcações do espaço

 

Com esse serviço, o profissional irá refazer todas as faixas e demais elementos visuais que são indispensáveis para a prática e, principalmente, para a arbitragem.

E o melhor, sempre seguindo todas as especificações e regras determinadas pelas federações esportivas nacionais e internacionais.

 

  1. Reforma de piso

 

Mais um dos tipos de serviço que você pode realizar na sua quadra esportiva é a reforma de piso, que pode ser realizada desde a correção de buracos ou espaços que ficaram lisos com o passar do tempo, até a reconstrução completa do chão.

Dessa maneira, é possível garantir a total segurança dos praticantes de esporte.

 

  1. Troca de redes

 

A troca de redes também é um tipo de reforma rápida que você pode fazer no espaço. Nesse serviço, são substituídas tanto as redes usadas nos jogos, como as redes de proteção.

 

  1. Troca de traves e alambrados

 

É normal que com o passar do tempo, principalmente, com a exposição à chuva, esses elementos acabam enferrujando e quebrando.

Nesse tipo de serviço, eles são substituídos por traves e alambrados novos, que passam por processos para aumentar a resistência a ferrugem e corrosão.

 

  1. Troca e substituição da parte elétrica

 

A parte elétrica também é uma questão importante para a quadra esportiva, uma vez que é ela que garante a iluminação e segurança do local.

Por meio desse serviço, o profissional irá identificar problemas de fiação e de pontos de luz, e realizar a correção ou troca, caso haja necessidade.

Esses são alguns dos serviços que podem ser realizados na quadra. Mas, dependendo do seu caso, um profissional especializado poderá realizar outros adicionais para garantir um ambiente seguro e funcional a médio e longo prazo, evitando possíveis retrabalhos.

 

Agora que você já sabe quando deve realizar uma reforma de quadra esportiva, não deixe de entrar em contato com o time de especialistas da Poly. Estamos à disposição para responder a todas as suas dúvidas! 

 

Posts relacionados