Cuidados que você precisa ter na construção e manutenção de uma quadra de tênis
Você está pensando em criar um espaço voltado a um esporte? A prática de tênis é uma atividade que promove interação social e faz muito bem ao corpo humano, por isso, é preciso estar atento à construção de seu espaço.
Cuidar de uma quadra de tênis é de extrema importância, principalmente, para a performance de um jogador, que além de sua condição física, precisa de uma estrutura adequada para realizar as suas partidas. Existem algumas etapas que precisam ser seguidas à risca para oferecer uma utilidade maior para a sua quadra, promovendo a segurança e bem-estar de todos os praticantes, olha só:
Escolha um bom local para fazer a construção
O espaço de construção deve ser estável e com boa permeabilidade de água, além disso, é de extrema importância construir em terrenos taludes ou em lajes já estabilizadas. Para esse tipo de quadra, não é recomendado construir em terrenos aterrados em justificativa da movimentação do solo, pois pode causar fissuras no pavimento asfáltico.
Tipo de estrutura e alambrado
O recomendado para esse tipo de quadra é utilizar o sistema trapezoidal, cujos fundos devem conter 4 ou 5 metros de altura e com a lateral com 1 metro. Esses tamanhos são utilizados para que as bolas de tênis não saiam pela lateral. Já a malha do alambrado deve possuir no máximo 2 polegadas e a iluminação deve ser realizada de acordo com o local com no mínimo 12 refletores de 200 watts.
Cuidados com piso asfáltico, rápido ou lisonda
Conhecido no mercado com esses três nomes, esse tipo de piso não é permitido entrar no pavimento com chuteira de cravo, salto alto e cargas puntiformes, como mesa e cadeira. Quando houver manutenção, é necessário forrar o pavimento para não furar, no caso de sujeira, lavar antes de utilizar. Se, por acaso, aparecer fissura ou perfuramento no pavimento, deve ser comunicado imediatamente a uma empresa da área para devida manutenção, antes que penetre água na base e cause mais fissuras.
Tenha uma atenção maior ao sistema de captação de água
O sistema deve estar pelo menos 90% desobstruído para que não ocorra penetração de água na base e danifique o pavimento. Além disso, é muito bom observar o tipo de piso que você vai adicionar em sua quadra, os mais utilizados são o piso asfáltico (lisondo ou rápido), piso de saibro e piso de grama sintética.
O piso asfáltico, ele tem o acabamento em resinas acrílicas, é um produto construído com camadas de pó de pedra compactada, camadas de britas em asfalto e compactadas
Já o piso de saibro é produto de alteração de rochas quartzo-feldspáticas, como granitos e gnaisses. Diferente do asfalto, ele é considerado um piso lento.
O piso de grama sintética é um material macio, antiderrapante, resistente à chuva, ao calor e altamente durável. Dá para correr e molhar à vontade que o piso não fica comprometido. Como só é preciso uma limpeza periódica com água e sabão para manter a grama sintética em boas condições.
Os três apresentam segurança e qualidade para as quadras, mas o preço pode ser um pouco mais salgado, por isso, pesquise bastante antes de comprar.
Tenha uma atenção maior ao sistema de captação de água
Após construir a sua quadra, você precisa focar na manutenção. O recomendado é que seja feita com frequência para aumentar a vida de uso do espaço. O tempo ideal é de dois em dois anos, assim, você poderá rever a repintura do pavimento esportivo e outros detalhes que podem ter sido deteriorados com o tempo.
Manutenção da quadra
Para deixar a sua quadra bonita, o cuidado de prevenção deve ser feito todos os dias, assim, evita problemas maiores quando as grandes reformas forem realizadas.
E são atividades simples que fazem diferença. Passar água na quadra é o suficiente para deixá-la limpa para a próxima partida. Lembrando que esse processo deve ser feito no período da noite, para que dê tempo de a quadra secar quando os jogadores chegarem.
A limpeza mais pesada da sua quadra deve ser feita com cuidado, porque tudo vai depender do seu tipo de piso, olha só:
Piso Saibro
Enxágue a quadra com água e passe a vassoura nas linhas, isso deixará a quadra mais limpa. Um jato de água pode ajudar na agilidade da limpeza, mas não aproxime muito o bico do piso, isso pode prejudicar o material. A sua distância deve ser de 50 centímetros, no mínimo.
Piso de Cimento ou concreto
Esses tipos de pavimentos não são recomendados para a prática de tênis, pois o contato da bolinha com a base de concreto faz com ela chegue em uma velocidade muito maior até a raquete do jogador, inviabilizando o mesmo de praticar o esporte.
Piso de grama sintética
Ela é considerada a mais fácil, para efetuar a limpeza, passe bastante água e deixe secar até o horário da outra partida.
Já captou as dicas e quer construir a sua quadra de tênis? Aqui na Polyesportiva você encontra uma equipe especializada em construção e reformas de quadras esportivas de todas as modalidades, que podem te apresentar um ótimo orçamento que cabe dentro do seu bolso.
Nós executamos o projeto completo para você, utilizando tecnologia, materiais de primeira e mão de obra especializada, de acordo com a sua necessidade. Faça já o seu orçamento falando diretamente com a gente.