Saiba como evitar o trincamento de sua quadra

13/04/2021

Constantemente, pelo alto uso e falta de manutenção, algumas quadras poliesportivas podem ficar danificadas, apresentando trincamentos e até mesmo fissuras em toda a sua área, mas você sabe o porquê de isso acontecer e como evitar? Hoje, te apresentamos 5 motivos e soluções para deixar a sua quadra sempre segura.

Antes de começar, precisamos ressaltar os tipos de pisos que existem dentro de sua quadra e o motivo de seus trincamentos.

Piso de concreto: O piso de base em concreto é considerado um piso multiuso por ter característica rígida. Utilizado para a prática esportiva com bola, podendo receber eventos. Já os motivos para os possíveis trincamentos são: movimentação de solo, falha no processo executivo e ausência de junta dilatação (no máximo em três dias deve ser aberto a junta de dilatação para não trincar), ela serve justamente para o concreto se mover sem trincar.

Mas porque acontece trincas no piso de concreto? Bom, as trincas só são ocasionadas quando houver movimentação de solo ou falha na execução. Para evitar que ocorra isso, o processo de construção precisa ser seguido à risca.

No processo de cura do concreto, é indicado molhar ele de três em três horas, durante um período de pelo menos 10 dias. Se não fizer esse procedimento corretamente, ele trinca. Além disso, também é indicado, colocar uma manta úmida em cima do concreto quando finalizada a obra.

Mas preste atenção, concreto de má qualidade também causa trincas, assim como não utilizar os reforços estruturais no concreto, como malha pop ou fibra.

Vale ressaltar que as trincas são causadas, em sua maior parte, pela movimentação natural do piso ou por conta de materiais de baixa qualidade aplicados na construção. Além disso, com o passar do tempo a resistência do piso vai ficando mais baixa e se torna mais frágil, por isso, o craqueamento ou craquelamento é quase que inevitável, mas as construções de qualidade podem minimizar ou atrasar as fissuras.

Piso asfáltico: Esse material é mais delicado que o piso de concreto, e o principal motivo de trincamento é a falta de compactação do material. os elementos da base asfáltica devem ser compactados em camadas de no máximo 3cm a 5cm com rolo compactador ou placa compactadora.

Não se esqueça, o material utilizado deve ser diluído de ou em uma dimensão correta obedecendo as normas dos materiais, então, o que dá resistência e durabilidade no piso é a qualidade do material que for utilizar. 


Se não utilizar material de primeira linha com as diluições conforme orientação do fabricante e não compactar a base e o solo corretamente, haverá trinca. 


O piso asfáltico é muito delicado, por isso, em qualquer perfuração, deve ser chamado um profissional com urgência para não penetrar água na base e danificá-la. Outro problema são as grelhas responsáveis pelo sistema de drenagem da água, que devem estar com pelo menos 95% da capacidade funcionando para não ocasionar fissuras e trincas em decorrência das chuvas. Nesse caso, é recomendado a limpeza semanal das grelhas.
 

Problemas para os dois tipos de quadras: Com a exposição de sol e chuva, a tinta perde a película de proteção, então, é orientado a cada dois anos, reformar a quadra.

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de piso, vamos as dicas:

1 – Preste atenção nos materiais
 

A sua quadra precisa ter materiais de alta qualidade para realizar uma reforma. Os tipos de materiais utilizados variam conforme as atividades que serão realizadas no espaço. Por exemplo, se a quadra for de clubes e escolas – que além de terem aulas práticas, recebem na quadra outros tipos de eventos -, é recomendado que a construção ocorra de maneira diferente daquelas onde ocorrem somente competições esportivas. Por ser mais utilizada, a quadra pode apresentar alguns trincamentos, o que não é nada seguro para as pessoas que utilizam o espaço, por isso, o recomendado é que a manutenção seja feita pelo menos uma vez a cada seis meses para garantir a regularidade, durabilidade e segurança de todos.
 

2 Preste atenção no nivelamento e no concreto

Para evitar que as pessoas que utilizam o ambiente sofram lesões ou qualquer outro tipo de ferimento, é preciso garantir a regularidade do nivelamento. O mais recomendado é que o piso empregado seja capaz de absorver impactos e apresentar características antiderrapantes, assim, quando ocorrer de alguém cair, o impacto no chão será menor e não machucará. 

Os pisos de quadras poliesportivas precisam ter uma maior resistência, por isso, a compra do concreto deve ser muito bem analisada. Um ótimo exemplo para ser utilizado no piso das quadras é o Pisomix. A solução oferece ao pavimento maior resistência, além de apresentar baixos níveis de fissuração e tempo de pega adequado para aplicação e acabamento, dando maior durabilidade ao piso. O material é de grande resistência, logo, ele não sofre tanto desgaste superficial. O maior destaque está em sua durabilidade e pelo excelente acabamento.


Vale ressaltar que, para que a quadra apresente um bom desempenho, é necessário que o traço de concreto, o nivelamento, a aplicação correta juntamente com uma boa manutenção atue em conjunto. 

A aplicação deve ser realizada corretamente, acompanhada de cura úmida logo após o seu lançamento e acabamento. Com todos esses cuidados, são reduzidos os riscos de fissuras.
 

3 – Os acabamentos também merecem uma atenção 

O tipo de acabamento varia muito em função da quadra e de sua utilidade. Mas segui-los à risca e ter um bom material para realizá-los é um ótimo diferencial e isso fará com que a quadra não trinque com facilidade. 


4- Como diferenciar rachaduras de trincas?

As rachaduras são mais profundas e com maior dimensão, dessa forma, podendo abrir frestas maiores. Já as trincas são causadas, em parte, pela movimentação natural do piso ou por materiais de baixa qualidade aplicados na construção do seu piso.

5- Como fazer um tratamento de trincas?

tratamento de trincas é um serviço essencial para a quadra, pois melhora e a corrige irregularidades dos mais diversos tipos e ajuda a aumentar a segurança.

Por meio da aplicação de soluções específicas para o tratamento de trincas e do uso de equipamentos modernos, seu ambiente terá um piso mais adequado e livre de falhas, mas para isso, é sempre necessário fazer uma boa manutenção.

Ao cuidar da quadra e realizar o tratamento de trincas você pode evitar acidentes e prejuízos causados pela falta de cuidados. Além disso, é sempre bom prestar uma maior atenção para que o piso esteja sempre uniforme, uma vez que, muitas vezes, as trincas e rachaduras podem causar acúmulo de sujeira.

Quer saber mais? A Polyesportiva contém um portfólio repleto de ótimos produtos, com tecnologia e certificado de qualidade. Há também, serviços de manutenção preventiva que garantem que as quadras estejam sempre em ordem, promovendo segurança e bem-estar a todos. Entre em contato conosco e sane todas as suas dúvidas.

Posts relacionados