Nivelamento de quadra: qual a importância?

21/01/2022

Um dos principais desafios na hora de construir uma quadra esportiva é o ajuste da base do terreno, já que sem uma execução adequada, a tendência é que em pouco tempo comece a aparecer rachaduras e infiltrações. Para evitar esses transtornos, a preparação do solo é essencial para o nivelamento de quadra.

Para começar, vamos explicar quais são as etapas fundamentais a serem realizadas na terraplanagem antes de iniciar a execução de uma quadra esportiva.
 

Análise do terreno

 

Antes de tudo, é necessário que uma equipe técnica vá até o local da obra para analisar a situação do solo e terreno, se é declive ou aclive, por exemplo, e se vai demandar maior ou menor intensidade de nivelamento. 

O especialista ainda deve verificar se o espaço se trata de uma terra solo ou feita sobre laje. Neste último caso, deve ser analisada a cota do piso acabado do lado de fora para que não haja degraus e, dessa forma, construa-se uma quadra acessível a todos.

Outro passo importante é a verificação do tipo de nivelamento do terreno, quando é solo, que pode ser classificado como talude (quando a terra não foi enxertada) ou aterro (quando ocorreu um nivelamento artificial com uma terra que não estava originalmente no espaço).

Quando o aterro não foi feito corretamente, ou seja, compactado em camadas, ele pode causar problemas a longo prazo. Sobre isso, o engenheiro Gustavo Gomes, da Polyesportiva, destaca os cuidados que a empresa têm em relação às construções de quadras nesse tipo de solo.

 

“Quando vou ao cliente e descubro que o terreno é aterro, eu pergunto: é compactado em camadas? Atendeu às normas? Então, deixo uma orientação e contrato uma empresa de terraplanagem para verificarmos a estabilidade do aterro. Precisa ser totalmente estável para que não haja movimentação. Se tiver movimentação, ela vai ser transferida para a base da quadra e ocasionar trincas e rachaduras”.

 

Já no caso da laje, só é preciso observar se existem juntas de dilatação estrutural antes de construir a quadra, um problema muito recorrente em prédios. Se isso acontecer, a orientação é não construir, porque trincas e rachaduras serão inevitáveis.

Lembrando que na hora de realizar o nivelamento de quadra, a equipe responsável deve seguir as orientações de segurança exigidas pelas normas técnicas da NBR 13133 que estabelecem como deve ser executado o levantamento topográfico.

 

Caimento do terreno ou laje

 

É necessário que a quadra tenha um caimento mínimo de 1% a 3% em relação ao nível padrão para terrenos descobertos. Se a queda for maior do que a indicada, a bola pode não ficar parada durante um pênalti, por exemplo.

Com essas informações em mente, conheça 3 motivos pelos quais o serviço de nivelamento de quadra é essencial.

 

  • Impede o acúmulo de água

 

Um dos aspectos mais importantes do nivelamento de quadra é que, quando feito de forma correta, ele impede que a água da chuva fique acumulada na superfície. No caso do terreno já ter problemas com infiltrações, eles devem ser tratados antes da construção da quadra.


 

  • Evita trincamentos 

 

Um nivelamento de solo e piso adequado vão evitar que trincas e rachaduras apareçam na sua quadra. Isso porque, quando o nivelamento é feito de forma incorreta ou até mesmo quando essa etapa da construção é ignorada, pode ocorrer problemas sérios de erosão do solo no qual acontece o deslocamento de terra na superfície, ocasionando essas imperfeições.

Essas irregularidades, além de esteticamente desagradáveis, ainda colocam em risco os jogadores em quadra, que ficam mais propensos a quedas e lesões.

 

  • Contribui para a limpeza do solo antes da execução da obra

 

Como a terraplanagem exige a limpeza do terreno, ela também traz vantagens no quesito da infraestrutura. A partir da higienização do espaço, serão retirados entulhos e vegetações indesejadas, como matos e arbustos, que possam trazer problemas na estrutura da quadra posteriormente. 

Um dos problemas solucionados é a desobstrução dos ralos, que deve atingir um nível mínimo de 90% para não gerar acúmulo de água no piso e não danificar a base.

Sem contar que quando há sujeiras no terreno como pedras e galhos de árvores, esses resíduos podem ocasionar perfuração no piso.

Fora isso, em situações nas quais é necessário retirar excesso de terra do solo, esse mesmo material ainda poderá ser reutilizado na construção da quadra poliesportiva, trazendo economia e conceitos sustentáveis para a obra.

 

Assim como a terraplanagem, a escolha adequada do piso é muito importante para o bom funcionamento da quadra, já que será ele que ficará exposto ao desgaste e às imperfeições da quadra causados pelo clima.

Agora que você já sabe dessas informações, para evitar problemas com o nivelamento de quadra esportiva, fale com a gente. Ficou com alguma dúvida em relação ao tema? Deixe nos comentários.

 

Posts relacionados