Badminton: conheça o esporte mais rápido do mundo

06/01/2023

Agilidade, reflexo e coordenação motora são alguns dos elementos indispensáveis no Badminton. Considerado um dos esportes mais rápidos do mundo, a prática já existe há séculos e vem atraindo cada vez mais adeptos em vários países, inclusive no Brasil. Não é à toa que é o segundo esporte mais praticado do mundo.

A prática mescla elementos do vôlei de praia e tênis, e no geral, trata-se de uma modalidade praticada com o auxílio de raquete e peteca, em que o objetivo é derrubar a peteca na quadra adversária.

Quer saber mais sobre esse esporte? Então acompanhe conosco essa leitura e descubra mais sobre a história, o jogo e algumas curiosidades sobre o Badminton que vale a pena conhecer. Confira!

 

História do Badminton

De modo geral, a história desse esporte não segue uma linha bem definida, pelo contrário. Existem várias narrativas que abordam sobre quando e onde surgiu o Badminton.

Há quem diga que a modalidade teve origem na China, em meados do século V a.C., onde os chineses praticavam as jogadas com os pés e uma peteca e o jogo chamava-se ti jian zi.

Enquanto isso, outros afirmam que esse esporte nasceu na Grécia Antiga, há mais de 2 mil anos. Na época, crianças e adultos praticavam o jogo rebatendo a peteca com auxílio de tacos. O objetivo era semelhante ao que é hoje em dia, ou seja, não deixar a peteca tocar no chão.

Já a história mais recente demonstra que a modalidade teve início em 1870, inspirada em um jogo indiano chamado poona. Inclusive, muitos acreditam que foi onde a prática realmente passou a ser vista como um esporte.

A escolha do nome se deu a partir de uma propriedade inglesa chamada Badminton onde o jogo começou a ser praticado. 

Em 1877, o esporte se expandiu para outros países e em 1899 ocorreu o primeiro campeonato de Badminton. No ano de 1934 foi criada a FMB (Federação Mundial de Badminton), entidade que regulamenta o esporte e suas competições. E em 1993 fundou-se a CBBd (Confederação Brasileira de Badminton).

Desde que se tornou uma modalidade esportiva, o esporte integrou diversos eventos. Nas Olimpíadas, a prática teve sua estreia em 1992, na cidade de Barcelona e, atualmente, países como China, Indonésia e Coreia do Sul são os maiores campeões olímpicos nesse esporte.

 

Entenda mais sobre o esporte

Em termos gerais, o Badminton é um jogo que se disputa em 3 partidas consecutivas. Em cada uma, os jogadores disputam um total de 21 pontos. Vence o jogo quem conseguir ganhar 2 sets primeiro.

Se houver empate com 20 pontos, então a partida segue, vencendo o set que fizer 2 pontos de diferença primeiro, ou quem bater 30 pontos. Quem vencer a partida anterior, começa efetuando o saque na partida seguinte.

O objetivo principal do jogo é fazer a peteca cair na quadra adversária. Para isso, são feitos saques em que a mesma pode alcançar até 300 km/h. Ao todo o Badminton conta com 5 modalidades que se classificam conforme a quantidade de jogadores participantes e o sexo. São elas:

  1. Individual feminino;
  2. Individual masculino;
  3. Dupla feminino;
  4. Dupla masculino;
  5. Mista.

 

A Quadra

 

O Badminton é praticado em uma quadra com medidas específicas. Basicamente, ela precisa ter 6,10m de largura e 13,4 metros de comprimento. 

Além disso, a rede que separa os dois lados da quadra deve ter 6,1 metros de comprimento e 75 cm de altura. As extremidades devem ser fixadas por postes de metal e ficar a 1,55m de altura do chão e o centro a 1,52m do chão.

Além disso, vale destacar que mesmo havendo possibilidade da prática ser feita ao ar livre, os jogos de Badminton em sua maioria são feitos em quadras cobertas, para evitar interferência das correntes de ar nas jogadas.

A quadra deve apresentar piso antiderrapante para maior aderência na movimentação dos jogadores. E as marcações devem ser feitas com cores de fácil percepção, como branco ou amarelo.

 

Equipamentos

 

Basicamente, a prática desse esporte envolve apenas dois equipamentos, a peteca, com peso entre 4,74g e 5,5g e a raquete, que varia de 85g a 11g e comprimento de 67 cm. Para os jogadores iniciantes, recomenda-se raquete de alumínio, enquanto os profissionais o ideal é utilizar uma raquete mais leve.

Existem dois tipos de peteca, uma mais clássica feita com penas de ganso, e as sintéticas, feitas em nylon. A primeira normalmente é usada por atletas profissionais, enquanto as de nylon são mais usadas por jogadores amadores.

 

Curiosidades sobre o Badminton


 

Você sabia que na primeira competição de Badminton, somente homens participavam do evento? Ou que em apenas 20 segundos, os atletas desse esporte conseguem bater até 50 vezes na peteca?

Esta é uma entre muitas outras curiosidades envolvendo esse esporte que poucas pessoas conhecem. Abaixo listamos mais algumas para você conferir, veja:

  • A estreia do Badminton nas Olimpíadas em 1982 conquistou a segunda maior audiência dos jogos, perdendo somente para o basquete. Ao todo, a modalidade chegou a bater 1,1 bilhão de pessoas que acompanharam as partidas;
  • A quantidade de juízes que acompanham as partidas de Badminton é impressionante. Ao todo, são cerca de 12 juízes tentando acompanhar de perto as jogadas e a trajetória da peteca;
  • O Badminton é um excelente esporte de condicionamento. Por isso, ele faz muito bem para a saúde do coração, além de reduzir a tensão muscular;
  • Em alguns países, a peteca que se usa no jogo pode receber nomes diferentes. É o caso dos países anglo-saxões, onde esse equipamento é conhecido como Birdie;
  • Alta concentração é o que define as partidas nesse esporte. Afinal, a peteca costuma ficar em jogo por 45% do tempo da partida. No tênis, esse tempo é de apenas 8%;
  • Desde que começou a fazer parte dos esportes olímpicos, somente um torneio não foi ganho pelas grandes potências no esporte (China, Coreia do Sul e Indonésia). Trata-se do torneio de simples masculino em 1996, que ocorreu em Atlanta e foi conquistado pelo dinarmaquês Poul Hoyer-Larsen.

Gostou de saber mais sobre o Badminton? Como vimos, trata-se de um esporte de alto desempenho e que exige um preparo e ambiente adequado para sua prática.

Precisando de uma quadra de alto desempenho para realizar grandes jogadas nesse esporte? Então a Poly está aqui para te ajudar.

Posts relacionados