Seleções campeãs do mundo

09/11/2022

Conheça os países com mais títulos

 

Créditos da foto: (Shaun Botterill/Getty Images)

 

A cada 4 anos, as seleções entram em campo para disputar a Copa do Mundo, um dos torneios mais cobiçados do planeta que desde sua criação foram realizadas 21 edições. 

 

Contudo, entre os 211 países filiados à FIFA (Federação Internacional de Futebol), apenas 8 seleções foram campeãs do mundo. A princípio, as que já conseguiram levantar o troféu do Mundial fazem parte do continente da Europa e da América do sul. 

 

A França, por exemplo, ganhou a última edição da competição, em 2018, quando venceu a Croácia na Copa do Mundo da Rússia. 

 

Mas, que rufem os tambores porque em 20 de novembro de 2022, dá-se início a 22ª edição da Copa do Mundo, a ser realizada no Catar até 18 de dezembro

 

E você? Sabe quais foram as seleções campeãs do mundo? Confira no decorrer deste artigo.

 

Seleções campeãs do mundo

 

De 1930, quando iniciou a Copa do Mundo, até 2018, houve ao todo 8 seleções campeãs. E destas, o Brasil se destaca com 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), sendo também o único que esteve presente em todas as edições. 

Porém, outras sete seleções também tiveram a honra de conquistar o título de campeãs do mundo. São elas:

  • Alemanha;
  • Itália;
  • Uruguai;
  • Inglaterra;
  • França;
  • Argentina;
  • Espanha.

O Uruguai foi o primeiro país a sediar uma Copa do Mundo, em Montevidéu no ano de 1930. Além disso, ele também foi o primeiro a conquistar o título deste torneio, quando venceu a final contra a Argentina por 4 a 2. Seu bicampeonato mundial veio em 1950, quando venceu o Brasil no Maracanã por 2 a 1.

Assim como Uruguai, Argentina (1978 e 1986) e França (1998 e 2018) possuem dois títulos mundiais cada. A Inglaterra e Espanha possuem, cada uma, 1 título mundial, conquistado em 1966 e 2010, respectivamente.

 

Conheça os países com mais Copas do Mundo

 

Entre as seleções campeãs do mundo, tem aquelas que conseguiram levantar a taça mais de uma vez neste torneio. Veja agora a lista que preparamos com os países que possuem mais títulos de Copa do Mundo.

 

1. Brasil

 

O Brasil é o líder do ranking, com 5 títulos. O primeiro foi a Copa de 1958, onde Pelé e Garrincha foram os grandes destaques da seleção. Nesta, o Brasil disputou a final contra a anfitriã Suécia, vencendo a partida por 5 a 2.

 

Em 1962, no Chile, a seleção conseguiu mais uma vez se consagrar campeão. Desta vez venceu a Tchecoslováquia por 3 a 1. E nomes como Amarildo dos Santos, Vavá e, novamente, Pelé foram alguns dos destaques.

 

O tricampeonato do Brasil veio na Copa de 1970, no México, quando venceu a Itália por 4 a 1. Nomes como Rivelino, Carlos Alberto, Tostão e Pelé foram os grandes destaques.

 

Em 1994 o Brasil voltou a conquistar o título da Copa do Mundo. Nesta edição, se consagrou tetracampeã em um jogo épico contra a Itália. A final foi decidida nos pênaltis, onde o chute errado do jogador Roberto Baggio deu o título ao Brasil. 

O jogador de destaque desta copa foi Romário que, inclusive, recebeu o prêmio Bola de Ouro como melhor jogador em campo.

 

Além disso, foi neste mesmo ano que o Brasil se tornou uma das primeiras, entre as seleções campeãs do mundo, a conquistar 4 títulos mundiais.

 

Por fim, o pentacampeonato brasileiro veio em 2002 na Ásia, vencendo a Alemanha por 2 a 0 onde Ronaldo brilhou se consagrando artilheiro da seleção com 8 gols.

 

Alemanha

 

Não tem como falar em países com mais Copas do Mundo, sem mencionar a Alemanha. Com 4 títulos conquistados, os alemães estão entre as seleções campeãs do mundo que mais vezes estiveram no topo.

 

A primeira taça mundial veio na Copa de 1954. Nesta edição, a seleção não despontava entre as favoritas, mas, ainda assim, conseguiu o título vencendo a Hungria por 3 a 2. 

Apesar da conquista, quem se destacou nessa edição foi o capital húngaro Ferenc Puskas, sendo inclusive premiado como o melhor jogador dessa copa.

 

O bicampeonato mundial veio em 1974, quando a seleção alemã venceu os holandeses por 2 a 1. Nessa Copa, realizada na Alemanha Ocidental, nomes como Franz Beckenbauer e Cruyff foram os grandes destaques.

 

A Alemanha se consagrou campeã da Copa do Mundo pela terceira vez em 1990, contra a Argentina. O jogo terminou em 1 a 0, com gol feito nos minutos finais da partida. A atuação brilhante de alguns jogadores como Lothar Matthäus, Klinsmann e Voeller foram diferenciais nessa copa.

 

O último título conquistado pelos alemães foi na edição de 2014, realizada no Brasil contra a Argentina em que, se consagrou campeã vencendo a partida por 1 a 0. Nomes como o do argentino Lionel Messi, do portugues Cristiano Ronaldo e do espanhol Andrés Iniesta se destacaram.

 

Itália

 

Entre as seleções campeãs do mundo com mais títulos de Copa do Mundo está a Itália. Ao todo, o país conquistou 4 títulos mundiais.

 

O primeiro foi em 1934, quando sediou a 2ª edição do torneio e, então, se consagrou campeã em casa, derrotando a Tchecoslováquia por 2 a 1. Brilharam nessa copa nomes como Giuseppe Meazza e Ricardo Zamora, ambos da seleção italiana.

O bicampeonato veio em 1938, quando venceu a Hungria por 4 a 2. Nesta edição, nomes como Leônidas do Brasil e František Plánička da Tchecoslováquia foram grandes destaques.

 

O tricampeonato mundial italiano ocorreu em 1982, na Copa do Mundo na Espanha. O país conquistou o título ao vencer a Alemanha por 3 a 1. Alguns nomes fizeram a diferença, como Garrincha pelo Brasil e Flórián Albert pela Hungria.

 

Por fim, a última conquista em uma Copa do Mundo se deu em 2006, quando venceu a França nos pênaltis e se consagrou tetracampeão. Nela, grandes jogadores como Michael Ballack, Klose, Schweinsteiger e Philipp Lahm da Alemanha, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e Deco de Portugal foram os destaques.

 

E os países que nunca disputaram uma Copa do Mundo?

 

Segundo a FIFA, alguns países já se inscreveram em mais de 10 edições da Copa do Mundo. Contudo, nenhum deles conseguiu ser campeão do torneio até o momento. Entre os que encabeçam essa lista estão Luxemburgo, Malta, Síria e Venezuela.


Agora você já sabe quais são as seleções campeãs do mundo e quais são os países com mais Copas do Mundo. Clique aqui agora mesmo para acessar o blog da Polyesportiva e ficar por dentro de todas as novidades no mundo do esporte!

Posts relacionados