Qual a importância da consultoria de obras para a construção de quadras esportivas?

16/08/2021

Antes de investir na construção de uma quadra esportiva, é importante que uma empresa de consultoria de obras seja contratada. Esse acompanhamento pode evitar problemas futuros, dores de cabeça e até mesmo gastos desnecessários. 

Confira no nosso artigo alguns motivos pelos quais você deveria investir neste serviço.

 

Por que a consultoria de obra é importante?

 

Bom, primeiro porque é comum surgirem dúvidas durante a execução de um projeto de construção, por exemplo, qual a medida apropriada para uma quadra esportiva? Qual tipo de piso devo colocar? Existe uma tinta recomendada? Enfim, questionamentos podem aparecer a qualquer momento, por isso é importante ter um profissional para sanar suas dúvidas.

Fora isso, uma equipe qualificada de engenheiros vai te apresentar as melhores ideias para a construção de uma quadra esportiva que se adeque aos seus objetivos. Tudo vai depender de onde ela será instalada, para qual esporte será usada, quem fará sua manutenção, entre diversas outras questões que somente um profissional poderá te orientar.

Com essa orientação fica muito mais fácil evitar o desperdício de dinheiro, isso porque é necessário pensar a longo prazo em situações que podem danificar sua quadra daqui a alguns anos. Uma delas é o entupimento de ralos, que faz com que o campo se encha de água e provoque rachaduras na base. Se você quiser conferir alguns cuidados importantes que deve tomar com sua área de lazer, é só ler o artigo sobre o tema.

Também não podemos esquecer dos aspectos técnicos das obras, recomendados por órgãos de segurança. Nas quadras de vôlei, por exemplo, existe uma medida diferente para cada zona, seja ela de ataque, área de aquecimento, penalidade ou linhas centrais e outras delimitações que garantem a segurança dos atletas e uma boa dinâmica do jogo.

Além disso, se um piso não adequado for aplicado na quadra, os atletas podem sofrer lesões ou ferimentos em situação de queda. 

E ainda falando sobre proteção, outro problema são os “gatos” que podem ser feitos por quem não tem experiência na área. Nós sabemos que uma instalação elétrica feita de forma errada pode provocar acidentes e incêndios, não é mesmo? Por isso, o técnico de segurança é imprescindível para qualquer projeto de construção.

 

Quadras esportivas mais confortáveis

 

Outro ponto importante é garantir um espaço confortável para os jogadores. No caso das quadras descobertas, por exemplo, você sabia que o ideal é que elas sejam construídas no sentido norte-sul para evitar os raios solares intensos? Pois é, e esse é só um dos exemplos de orientações práticas que somente um especialista no assunto vai saber te informar.

A consultoria de obra também funciona muito bem quando o assunto é iluminação da quadra esportiva, afinal, mesmo que ela seja coberta, é preciso saber adequar tanto a luz solar quanto a artificial para que elas não pequem por excesso e nem por falta. O excesso de iluminação pode atrapalhar as jogadas e a ausência pode diminuir o rendimento dos atletas.

Nos casos de quadras que recebem eventos como shows e apresentações artísticas, ainda há um outro cuidado: o isolamento acústico. Como a maioria dos espaços estão sujeitos a sofrerem interferência de ruídos externos, é preciso prestar atenção em como esses sons estão sendo influenciados. Para o tratamento acústico nas quadras, pode-se usar materiais de construção, como tijolos, madeira maciça ou até mesmo vidro, desde que a densidade deles seja adequada.

 

Aqui na Polyesportiva nós temos uma equipe especializada em consultoria de obras, sempre pronta para atender os seus projetos. Ficou interessado? Então vem fazer um orçamento com a gente que teremos o maior prazer em atender você!

 

Posts relacionados