Como montar uma empresa de locação de quadras?

14/11/2022

O Brasil é um país onde as pessoas apreciam muito o futebol e outras práticas de esportes. Por isso, investir na abertura de uma empresa de locação de quadras esportivas pode ser ótima oportunidade de negócio.

 

Créditos da foto: Canva

 

A pesquisa realizada pelo IBGE em 2015 revela que, no país, 61,3 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade – o equivalente a 37,9% do total de 161,8 milhões nessa faixa etária – praticavam algum tipo de esporte ou atividade física, dos quais 53,9% eram homens e 46,1%, mulheres.

 

Um ponto que contribui com o crescimento desses empreendimentos é a escassez de locais públicos e áreas livres para a prática esportiva nos grandes centros urbanos. Além disso, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da atividade física regular, seja para prevenir doenças ou melhorar a saúde e qualidade de vida.

 

Isso sem contar que a rotina estressante tem exigido cada vez mais ambientes específicos para o lazer e esporte. 

 

Sendo assim, se você pensa em investir nesse modelo de negócio, mas não faz ideia de como começar, não se preocupe. Nesse artigo vamos te mostrar as melhores dicas para abrir uma empresa de locação de quadras de sucesso. Confira! 

 

Como abrir uma empresa de locação de quadras – Passo a Passo

 

Este tipo de negócio deve oferecer às pessoas um espaço seguro, confortável e com infraestrutura adequada para realização de diferentes modalidades esportivas. Para isso, é importante que essa empreitada seja guiada por alguns passos essenciais. E o primeiro deles é:

 

Monte um plano de negócios

 

Ele servirá como uma espécie de guia para que você tenha noção clara e objetiva sobre sua empresa e o mercado. Portanto, é importante constatar alguns pontos como os produtos e/ou serviços que irá ofertar. Além disso, no plano de negócios também deve ter:

 

  • As características gerais dos clientes: faixa etária, sexo, qual a sua ocupação, quanto ganham, escolaridade, onde moram;


 

  • Interesses e o comportamento do cliente: a quantidade de serviço que compram e com que frequência o fazem, onde costumam comprar, que preço pagam ou estão dispostos a pagar pelo serviço;

 

  • O que motiva as pessoas a alugar um espaço desse tipo: o preço, a qualidade, as formas de pagamento, o atendimento;

 

  • Onde estão os clientes: o tamanho do mercado em que irá atuar - será apenas no bairro, na cidade inteira? Os clientes encontrarão o local com facilidade?

 

  • Detalhamento dos recursos financeiros e humanos que poderá contar para fazer a empresa evoluir;

 

  • Capital a ser investido no negócio;

 

  • Tempo de retorno em relação ao valor inicialmente investido;

 

  • Principais concorrentes, entre outros detalhes.

 

Defina a melhor localização

 

Este é outro fator que influencia diretamente no sucesso de uma empresa de locação. Afinal, quadras situadas em áreas distantes das zonas residências não é um fator que motiva as pessoas a frequentar esse espaço.

 

Por isso, se você deseja empreender neste mercado, saiba escolher um local adequado para montar seu negócio. Para isso, é importante levar em consideração o perfil do seu público alvo e os fatores como acessibilidade, densidade populacional da região onde se pretende montar seu negócio, comodidade e segurança.

 

Nesse caso, construir quadras para locação em áreas de fácil acesso, com opções de estacionamento e meios de transporte é o ideal. Também é interessante manter proximidade com os clientes para atraí-los ao espaço com mais facilidade.

 

Providencie a documentação legal necessária

 

Assim como qualquer outro negócio, para abrir uma empresa de locação de quadras também é preciso providenciar alguns documentos para a legalização. São eles:

 

  • Registro empresarial na Junta Comercial;
  • Criação de CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal;
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
  • Alvará de licença da Vigilância Sanitária.

Além disso, dependendo da região onde pretende montar o negócio, outras documentações também podem ser exigidas.

 

Estrutura 

 

De acordo com dados do Sebrae, para montar um serviço de locação de quadras esportivas há três opções relacionadas ao tamanho do empreendimento: 

  1. Pequeno com até 3 quadras de esportes; 
  2. Médio: de 4 a 8 quadras de esportes;
  3. Grande: mais de 9 quadras de esporte.

 

O tamanho mínimo recomendado do espaço é de 3.000m². Porém, vale lembrar que é possível construir em terrenos abaixo do indicado acima, isso normalmente acontece em espaços menores com uma única quadra.

 

Além disso, é imprescindível definir o tipo de quadra a ser construída (poliesportiva ou esportivas), iluminação, vestiários, estacionamento, estoque, lanchonete, etc. Tudo deve ser adequadamente distribuído para levar mais comodidade e conforto aos seus clientes.

 

Outro ponto é escolher um piso resistente, durável e compatível com as atividades que serão desenvolvidas nesse espaço. 

 

Para a prática esportiva com bolas, como tênis, futsal, voleibol, basquete e handebol, o ideal é a instalação do piso asfáltico, que proporciona facilidade na movimentação, uma vez que garante acabamento homogêneo e, dependendo da modalidade, rugoso (práticas de tênis).

 

Por outro lado, espaços que exigem maior resistência mecânica necessitam de um piso com característica mais rígida. Indicado também para a prática esportiva com bola, o piso de concreto pode suportar o rendimento de eventos e possui propriedades que inibem retrações, ou seja, fissuras.

 

Fora o revestimento, também é importante contar com um projeto que inclua todos os outros elementos considerados indispensáveis em uma quadra de esportes como iluminação, instalação das traves e redes, alambrado, entre outros detalhes.

 

Caso não tenha experiência no assunto, é interessante contar com o suporte de uma empresa especializada. Dessa forma, você economiza tempo e ainda tem a garantia de que todo o espaço terá a qualidade e segurança necessárias para uma experiência satisfatória nesse ambiente.

 

Equipamentos

 

Além da infraestrutura, este é outro quesito que também é importante para iniciar o seu negócio. Basicamente, os materiais e equipamentos que deverá adquirir irão depender do tipo de serviço e porte do negócio que pretende montar.

 

Mas, via de regra, o que não pode faltar no seu empreendimento são os equipamentos que viabilizam a realização das atividades nesse espaço. Sendo assim, você precisará dispor de:

 

  • Materiais esportivos como bolas, luvas, coletes, redes, chuteiras entre outros para locação;
  • Armários, mesas e cadeiras para acomodar seus clientes, bem como seus pertences;
  • Computadores, bem como aparelhos de telefone entre outros recursos para registro e armazenamento de dados do público que frequenta seu negócio.

 

Composição da equipe

 

Por fim, mas não menos importante, a formação da equipe é outro ponto que deve providenciar para montar sua empresa de locação de quadras.

 

O número de funcionários deverá ser compatível com o porto do empreendimento. Por exemplo, para uma empresa com até 3 quadras de esportes, o ideal é iniciar com uma média de 5 a 7 funcionários. O que pode incluir desde recepcionista, e auxiliar de limpeza ou manutenção, caixa, entre outros.

 

Portanto, agora você já sabe como abrir uma empresa de locação de quadras de sucesso. E se precisar de ajuda, a Poly está sempre à disposição. 

 

Cuidamos de todos os detalhes na hora de construir ou então reformar quadras esportivas. Entre em contato conosco e saiba mais.

Posts relacionados