Como o tipo de acabamento pode influenciar no jogo do atleta?

12/04/2023

O tipo de acabamento e piso nas quadras em que os atletas praticam seus esportes pode ter influência no desempenho. Por suas características únicas, eles impactam na tração, no amortecimento e, até mesmo, na estabilidade dos movimentos, o que interfere em como será o rendimento do esportista.

A escolha de ambos merece muita atenção, precisando ser levado em consideração a modalidade praticada, e buscar prevenir lesões ou outros prejuízos ao atleta e ao desenvolvimento dos jogos. 

Por isso, há muitos tipos disponíveis no mercado e que são mais indicados para um ou outro esporte, conforme a intensidade, movimentos, velocidade e precisão exigida.

Neste artigo, você entenderá como cada tipo de acabamento de piso pode influenciar no jogo do atleta. Confira!

 

Acabamento rugoso

Esse é o tipo para quando o jogo pede velocidade mais controlada em relação aos demais esportes, mudanças rápidas de direção e paradas bruscas, como é o caso do tênis. Com um acabamento mais rugoso, evita-se os quiques da bola, amortecendo mais os seus impactos durante as partidas. 

Por essas características, uma quadra com o acabamento rugoso exige mais elasticidade do atleta. Além disso, essa opção possibilita bom deslocamento lateral aos praticantes do esporte, o que é bastante exigido nos jogos de tênis. Exemplo desse tipo de acabamento são pisos asfálticos, oferecendo conforto, segurança e ótimo ritmo de jogo.

 

Acabamento semi-rugoso

Já os semi-rugosos são o meio termo entre o rugoso e o liso, sendo indicados para as quadras poliesportivas que tenham também a modalidade tênis. Eles são recomendados para uso em diferentes tipos de esporte, com resistência à abrasão relacionada aos próprios jogos, não sendo indicados para outros fins, como festas, manobras de skates, passeios de patins etc.

Nesse tipo de quadra o acabamento é realizado, geralmente, com lama asfáltica semi-flexível e pintura em resina acrílico-vinílica. Dessa forma, o local oferece boa aderência sem sacrificar a velocidade ou precisão dos movimentos, tornando-se bastante apropriado para a prática, por exemplo, de handebol e futsal, além do tênis. 

 

Acabamento liso

Por fim, temos o acabamento mais indicado para velocidade, o acabamento liso proporciona melhor desempenho aos atletas, porém com maior impacto e, por ser mais duro, não é indicado para a prática de jogos em que há a necessidade de amortecimento da bola. Porém, é uma excelente alternativa para outros esportes, como futebol, vôlei e basquete.

Sua fabricação, grande parte das vezes, é em concreto, projetada para resistência. Assim, o tempo para sua construção é maior que das outras alternativas. Isso também lhe garante maior durabilidade e capacidade para multiuso, como eventos, bicicletas e muita circulação de pessoas.

O tipo de acabamento de uma quadra tem grande influência em como os atletas desempenham suas jogadas. Isso mostra que a escolha precisa ser feita da melhor forma, considerando, principalmente, a atividade que será realizada e o que ela exige dos esportistas. 

Outro ponto muito importante é a qualidade desses espaços, que precisam ser construídos com materiais adequados e por equipe especializada. 

A Polyesportiva é pioneira em construções e reformas completas de quadras esportivas e poliesportivas. Acesse nosso site e conheça mais sobre os serviços.
 

Posts relacionados