Redes de proteção para esportes, você sabe qual é a melhor?

04/03/2021

As redes esportivas são muito utilizadas para a proteção de quadras poliesportivas, campos ou lugares que praticam essas modalidades. Uma das principais façanhas é obstruir a saída de bolas em campos ou impedir que pessoas levem boladas quando estão fora da quadra, como em arquibancadas ou nas proximidades do local, por exemplo.

Mas, você sabia que existem vários tipos de redes com tecidos e benefícios derivados para cada prática esportiva? Listamos três tipos de esportes que contam com diferentes redes de proteção e cada uma traz consigo detalhes importantes para favorecer uma melhor qualidade na hora do jogo. 

 

Redes de proteção para o futebol e futsal

No futebol ou futsal, por exemplo, a rede é um item indispensável para garantir a segurança de todos os jogadores, isso porque ela pode evitar que torcedores joguem objetos dentro do campo ou quadra, e também, evita que a bola atinja utensílios como cadeiras, mesas, equipamentos eletrônicos, veículos ou até mesmo outras pessoas que estão assistindo a partida. 

Mas, a tela vai muito além do que isso, existem modelos que foram desenvolvidos exclusivamente para serem utilizados em traves para que na hora do gol, a bola não escape além do limite da quadra ou do campo. No caso da rede de futebol, ela é composta por quatro tipos de fio:

  • Fio 2: Malha 15
  • Fio 4: Malha 15 
  • Fio 6: Malha 15

Outro exemplo de proteção de tela são para as quadras Society. Esse modelo é muito comum em condomínios e clubes que possuem o risco de a bola ultrapassar o limite do alambrado por cima. Nas quadras Society, tanto na rede de proteção lateral quanto para a cobertura de campo, são utilizados os fios de nylon. O material é extremamente seguro e conta com muitos benefícios, como fácil instalação, alta resistência e um ótimo custo-benefício.

Em geral, os fios de nylon são sempre os mais recomendados para essa prática esportiva  porque é 100% virgem e, em cada malha, é possível se notar um nó entre os losangos. A durabilidade é maior em comparação aos outros fios porque ele é mais resistente justamente por conter esses nós.  Mas, como toda tela de proteção, a de nylon também precisa ter cuidados.

Os tipos de Fio e Malha para a rede Society são:

  • Fio 2: Malha 14 
  • Fio 4: Malha 14 
  • Fio 6: Malha 14

A rede precisa de manutenção para garantir a resistência e a viabilidade. A frequência de limpeza depende muito da qualidade do produto, isso porque, a maneira como a tela é colocada e utilizada vai dizer o quanto ela precisa ser limpa. 

No caso da rede de proteção que vai para as traves de quadras ou campos, o ideal é que a tela seja removida assim que o jogo acabe, pois o mínimo de contato com água, vento ou qualquer tipo de interferência externa, contribui para a durabilidade.

Para você não se perder na hora de comprar a sua rede para colocar na trave do gol, é sempre bom lembrar o tamanho correto das dimensões. Para o futebol, seja em campo ou Society, as dimensões são: 7,50 metros na largura, 2,50 metros de altura, 1,00 metros de recuo superior e 2,50 metros de recuo inferior. Não se esqueça, é sempre bom medir a própria traves antes de ir comprar a sua rede, assim, você pode evitar maiores dores de cabeça.

Redes de proteção para Vôlei


Se tem um jogo que não existe sem uma rede, é o vôlei. Seja no profissional ou amador, existem alguns tipos de redes que são feitas justamente para essa modalidade de jogo. Ao comprar a rede para o vôlei, é preciso prestar atenção em alguns critérios para que o treino saia como o esperado.

Antes de decidir qual rede comprar, é preciso prestar atenção em alguns tópicos, como o tamanho da rede, a modalidade do vôlei, se o uso vai ser para jogos profissionais ou recreativos e a qualidade do tecido da rede.  Dentro do vôlei, existem dimensões previstas nas regras oficiais, por isso, se o seu treino for na intenção de praticar o esporte profissionalmente, você deve conferir essas dimensões.

O tamanho oficial da rede deve ser de aproximadamente 1 metro de largura e 9,5 a 10 metros de comprimento. Na parte superior da rede, geralmente há uma faixa, ou como é mais conhecida, uma fita, de aproximadamente 7 centímetros de largura em toda a sua extensão.

Caso você esteja procurando uma rede de vôlei apenas para jogar socialmente de forma recreativa, é muito importante se atentar ao diâmetro e largura do produto e principalmente ao local onde ele será instalado. O recomendado é medir a distância entre cada antena para ter a certeza do tamanho da rede que será necessária para colocar na quadra ou no campo.

Existem redes de vôlei que podem passar até dos 10 metros de largura, mas se você pretende colocar em um espaço pequeno, modelos menores são completamente adaptáveis e atendem perfeitamente a sua busca.

É muito importante se atentar aos cuidados com as redes de vôlei. Por elas receberem bastante boladas, podem ficar mais gastas, então, o ideal é retirá-las das antenas assim que o jogo acabar e só colocar de novo quando outro jogo for começar, assim ela terá uma duração maior.

Para contar com uma rede de voleibol de alta qualidade, busque sempre aquelas que são produzidas com matéria-prima virgem e que tenham proteção ultravioleta. Assim, elas vão ter maior durabilidade mesmo em ambientes com grandes mudanças nas condições climáticas. O recomendado é evitar redes que sejam feitas com nós, dando maior preferência para aquelas que apresentam uma malha entrelaçada.

E se você não sabe muito bem qual é a altura correta para colocar a sua rede de vôlei, a gente te ajuda. De acordo com as regras oficiais de vôlei, a rede para jogos de quadra masculinos deve ficar a 2,43 metros do chão, enquanto para o jogo feminino é de 2,24 metros. Se o jogo for rolar na areia, o recomendado é que sua rede fique em uma altura de 2,43 metros para jogos masculinos e 2,24 metros para jogos femininos.

Os tipos de Lona para a rede de Vôlei são:

  • 1 Lona
  • 3 Lonas
  • 4 Lonas 
  • 4 Lonas com Suporte

Redes de proteção para Tênis


Quando a modalidade do Tênis foi criada, ela era muito diferente de como a conhecemos hoje. Não se jogavam com raquetes e muito menos tinham redes de proteção e esse avanço demorou muitos anos para acontecer.

Pensando nas significativas mudanças que a rede de tênis teve que passar durante os anos, hoje ela garante ao esporte uma estética completamente diferenciada, além do seu avanço com fios mais resistentes. Às redes de tênis são confeccionadas com fio torcido, isso traz ao produto muito mais durabilidade e resistência para aguentar grandes tacadas.

Quando se joga profissionalmente ou até mesmo no recreativo, é preciso se atentar ao tamanho correto da rede. As medidas devem ser seguidas à risca para que a rede fique simétrica com o resto da quadra, você poderá encontrar proporções de 12,80 metros e 1.10 metros.

Além disso, o tecido que vai incorporar a sua rede, deve ser de Polietileno ou Polipropileno 100% virgem, isso garante uma durabilidade maior a rede, principalmente porque os jogos de tênis, geralmente acontecem à luz do dia e podem receber mais raios ultravioletas, como também ventos fortes e muita chuva, as redes também apresentam saque duplo em toda a sua extensão.

Os tipos de Lona para Tênis Oficial são:

  • 3 Lonas
  • Faixa Central

As redes são extremamente importantes não só para a segurança, mas também para uma melhor jogabilidade de vários esportes, por isso, o ideal é pesquisar a que melhor se encaixa com o seu jogo e, principalmente, com o seu bolso.

Ficou interessado? Aqui na Polyesportiva você encontra uma equipe especializada em construção e reformas de quadras esportivas para te atender e sanar todas as suas dúvidas. Utilizamos tecnologia de primeira e os melhores materiais e mão de obra especializada do mercado. 

Faça já o seu orçamento com a gente e deixe sua quadra ainda mais moderna e segura para todos os tipos de esporte. 

Posts relacionados