A importância da manutenção de quadras poliesportivas de uso comum

22/07/2020

A prática de atividade física é uma das principais programações de lazer das pessoas. E devido a isso, alguns locais como escolas, ginásios poliesportivos e condomínios, oferecem espaços adequados a esse tipo de prática. Mas, à medida em que o tempo passa, é comum que alguns equipamentos, peças e outros itens vão se degastando.

E é justamente por isso que neste artigo vamos falar sobre a importância da manutenção de quadras poliesportivas.Confira!

 

Qual a diferença entre reforma e manutenção de quadras?

 

Quem não compreende a diferença entre reforma e manutenção acaba tendo uma visão errada, chegando muitas vezes a achar que o serviço de manutenção representa um gasto desnecessário. Isso é um erro.

Embora muitas vezes as palavras sejam usadas como sinônimos, existem diferenças essenciais entre o serviço de manutenção e o de reforma. A reforma é o processo de alteração nas condições do ambiente. Em alguns casos, até mudando suas funções, com o objetivo de recuperar ou melhorar as condições do espaço.

Já a manutenção representa o conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo da vida útil da edificação. E tem como objetivo prevenir ou remediar possíveis problemas causados pela ação do tempo ou uso. Em outras palavras, a reforma se trata de algo que visa fazer uma melhora ou uma mudança significativa, já a manutenção tem o objetivo de aumentar a vida útil do ambiente, justamente para evitar possíveis reformas com o tempo. E quando se trata de ambientes de uso coletivo, como é o caso das quadras poliesportivas, cuidar da manutenção desses espaços é importante por diferentes motivos.

 

Entenda a importância da manutenção de quadras poliesportivas

 

A importância da manutenção de quadras poliesportivas de uso comum se dá em função dos benefícios que esse tipo de serviço pode proporcionar tanto para quem frequenta esse tipo de ambiente, quanto para proprietários, gestores e administradores de espaços como esse.

Para começar, uma quadra de uso coletivo que esteja em boas condições melhora a performance dos atletas que a utilizam, assim como aumenta o tempo de vida útil do espaço e gera economia aos proprietários.

Além disso, mais um ponto a ser levado em consideração é a segurança. Graças a uma manutenção bem realizada, capaz de preservar e renovar os equipamentos disponíveis para a pratica de esportes, é possível diminuir o risco de acidentes.

Muitos acessórios presentes nas quadras poliesportivas necessitam de manutenção periódica para evitar que se deteriorem e, com isso, causem danos as pessoas. Itens como sextas de basquete, pisos, telas de proteção ou grades, por exemplo, são alguns deles.

Uma boa manutenção realizada por uma equipe profissional não apenas repara esses problemas, mas também identifica pequenos defeitos, muitas vezes imperceptíveis aos olhos daqueles que não trabalham com isso, e os resolvem evitando problemas que possam surgir no futuro.

 

Quais reparos são realizados na manutenção de quadras

 

Existem quadras poliesportivas nos mais diversos lugares, como escolas, condomínios, ginásios e academias. Cada uma delas traz diferentes acessórios, bem como possuem suas próprias particularidades. Contudo, existem algumas atividades que costumam ser realizadas durante a manutenção de todas elas, as principais são:

  • Reparos na pintura;

  • Reparos no revestimento da quadra, seja ele grama natural ou sintética, concreto ou qualquer outro tipo de material;

  • Pintura das linhas no chão;

  • Impermeabilização, em casos de infiltração;

  • Manutenção dos acessórios utilizados na prática de esportes, como sextos, traves e redes.

  • Conferencia da iluminação e de toda a rede elétrica do ambiente, desde as lâmpadas e refletores até a fiação.

 

Por que contratar uma equipe especializada em manutenção de quadras?

 

Como dito anteriormente, nem todos os pontos a serem reparados podem ser identificados por pessoas que não sejam treinadas para isso. E, levando em conta a importância da manutenção de quadras poliesportivas, é essencial contar com o suporte de uma empresa especializada no assunto. Isso porque, além de notar problemas quase imperceptíveis, elas também garantem a qualidade do trabalho realizado e, consequentemente, a durabilidade do serviço.

Contratar uma empresa composta por profissionais capacitados para realizar a manutenção da quadra também torna esse processo menos estressante para os donos e gestores do lugar, já que eles não precisam se preocupar com prazos, detalhes ou problemas que possam surgir durante a realização do serviço.

Por isso evite contratar uma equipe qualquer ou até mesmo realizar a manutenção sozinho. Fazendo isso, muitas vezes os esforços não geram o resultado esperado, o que leva a uma perda de tempo e dinheiro.

 

3 dicas para aumentar a vida útil da sua quadra

 

Agora que você entendeu a importância da manutenção de quadras poliesportivas compreende que esse cuidado funciona mais como um investimento do que um gasto, já que ele traz retorno tanto no número de usuários do espaço quanto na performance do atleta que o utiliza.

Contudo, mesmo com a manutenção em dia, se você não adotar alguns hábitos que possam elevar o tempo de vida útil da quadra, problemas irão surgir necessitando de possíveis reformas.

Por isso, separamos a seguir algumas dicas sobre o que pode ser feito para aumentar a vida útil da sua quadra e diminuir a chance de possíveis reformas, ou a quantidade de serviços a serem realizados no futuro.

E a primeira delas é:

 

1. Evite juntar sujeira próximo aos ralos

Não juntar lixo próximo aos ralos, principalmente durante o processo de limpeza, é essencial para evitar que as tubulações sejam obstruídas. Ter o ralo entupido completa ou parcialmente dificulta a secagem da quadra, deteriora a pintura do piso. E causa infiltrações graves, principalmente quando a quadra está localizada sobre algum outro ambiente.

 

2. Faça a limpeza com produtos adequados

Outro fator que pode diminuir muito a vida útil de uma quadra é a utilização de produtos de limpeza inadequados. Isso porque muitos dos princípios ativos dessas soluções podem corroer diversos materiais, causar manchas. E até remover a camada protetora deixada pelas tintas e impermeabilizantes.

 

3. Estabeleça regras de uso das quadras

Também é aconselhável que sejam estabelecidas regras para o uso das quadras principalmente em escolas e condomínios, para que elas não acabem sendo utilizadas para fins não esportivos. Além disso, implementar regras que preservem o ambiente, como a proibição de se alimentar por ali ou usa-la como pista de skate diminui as chances de que ela seja danificada e acabe precisando ser reparada com mais frequência.

Acabou descobrindo que a sua quadra está precisando de manutenção ou reforma? Entre em contato conosco. Realizamos serviços de construção, reforma e manutenção de quadras com qualidade, rapidez e eficiência. Solicite um orçamento sem compromisso agora mesmo!

Posts relacionados