Como construir quadras de areia

30/09/2020

Quadras de areia que estão nos clubes, nas escolas, ginásios ou condomínios, sempre se destacam. Afinal de contas, desfrutar de um espaço que combina super bem com o verão para praticar esporte é uma experiência que atrai muitos beach tenistas de plantão.

E se você acha que construir quadras de areia, ou mesmo manter esse tipo de espaço é algo difícil de fazer, então continue lendo esse post. E aprenda mais sobre os benefícios que esse espaço oferece aos usuários, como construir e manter uma quadra de beach tennis e quais pontos considerar na hora de construir uma quadra de areia.

Confira!

 

Por que construir quadras de areia

A prática de esportes em si já oferece muitos benéficos, tanto para a saúde mental quanto para a saúde física dos usuários.  Porém, quando praticados em quadras de areia, os benefícios são potencializados de diferentes maneiras.  

Por isso, que muita gente prefere se exercitar em quadras de beach tennis. Além disso, as quadras de areia proporcionam a prática de diferentes modalidades de esportes.   Dentre as modalidades possíveis, temos:

  • Futevôlei
  • Vôlei de areia
  • Beach Tenis
  • Frescobol
  • Beach boxe
  • Treinamento funcional

E se você busca por elementos que possam valorizar ainda mais o seu espaço de lazer, se tornando um diferencial relevante, assim como capaz de atrair mais pessoas, com certeza construir uma quadra de areia pode contribuir e muito nesse sentido.

 

Construção de quadras de areia

Na construção das quadras de areia, é necessário se atentar as recomendações feita pela ITF (International Tennis Federation), sobre as seguintes questões:

  • Área da construção

No geral, recomenda-se que a área para construir a quadra de areia seja de, no mínimo, 231 m², formando um retângulo de 11m x 21m. Além disso, nesta área, é preciso haver um recuo de 1,5m nas linhas de fundo e das laterais. Porém, sem o recuo, essa área reduz para 8m x 16m.

  • Preparação do terreno

Na preparação do terreno, é necessário deixar na hora da escavação do solo, uma profundidade adequada para esse tipo de quadra. Nessa profundidade, você deve incluir uma camada de areia de 20cm a 30cm esse item, bem como a camada para o sistema de drenagem de 40 cm. Assim, a profundidade necessária para o terreno é de 60 cm.

  • Drenagem

O sistema de drenagem é indispensável na construção da quadra de areia. E o sistema que o ITF recomenda é o espinha de peixe.  Esse sistema tem como função preparar o solo para receber a areia e, posteriormente, absorver toda a água contida na areia da quadra.

  • Areia

A escolha do tipo de areia da quadra deve se basear na granulometria dos grãos. Mas, a regra é: quanto mais fino, melhor.  Dentre as mais usadas nas quadras de areia, destaca-se a areia de lavagem de rio, assim como a areia tratada.

  • Iluminação e alambrado

A Iluminação é também essencial na hora de pensar em construir uma quadra de areia. Existem algumas opções para iluminar a quadra, porém, a mais indicada é a de LED.  

O refletor de LED, além de ser mais durável, é econômico, bem como  ajuda a dar uma iluminação mais ampla para a quadra.

Já o Alambrado não é um item obrigatório nas quadras de areia. Assim, cabe ao responsável avaliar se há ou não a necessidade de colocar essa estrutura na quadra.

Manutenção de quadras de areia

Para manter o bom estado da quadra de areia, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • Para a segurança dos usuários da quadra de areia, recomenda-se manter sempre a quadra bem iluminada.
  • O alambrado, caso tenha, deve estar sempre esticado para que assim não ocorram acidentes e para que a segurança do local seja mantida.
  • Os equipamentos instalados na quadra de areia como os postes e redes, sofrem diariamente os efeitos da ação do clima e também do uso constante, com isso eles podem ficar quebrados, deteriorados e enferrujados.  Para não afastar os usuários por conta desses problemas, e necessário manter os equipamentos sempre conservados.
  • Renove sempre que possível os equipamentos usados na praia, pois a modernização dos equipamentos e da quadra agregara valor para a quadra de areia mantendo assim a fidelidade dos usuários. Além disso, a valorização da quadra obtida com a modernização, pode se refletir de várias formas, como no aumento do preço da mensalidade ou aluguel da quadra.
  • Limpe sempre a quadra, pois o acúmulo de resíduos como fezes de pássaros e folhas afastam os usuários. O ideal é usar sopradores elétricos para retirar esses resíduos.

Empresa especializada em quadras de areia

A construção de uma quadra de areia trará maior qualidade de vida aos usuários do local. E também fornecerá muitas vantagens aos interessados em construir uma quadra.

Devido à alta procura, a construção de quadras de areia vem se tornando uma boa uma opção de negocio para quem deseja investir neste segmento.  Essa procura se tornou tão alta, que atualmente existem várias empresas especializadas na construção de quadras poliesportivas, incluindo a quadra de areia.

Então, se você está pensando em construir uma quadra de beach tennis, mas não entende absolutamente nada do assunto, o mais recomendado é contratar uma empresa especializada na construção desse tipo de quadra. Assim, você evitará gastos desnecessários durante a obra. E ainda terá a garantia de receber a quadra do jeito que deseja e que melhor atenda às necessidades do seu público.  

Porém, para contratar uma empresa especializada para fazer a quadra de areia é necessário considerar alguns pontos, como:

  • Experiência no mercado da empresa escolhida;
  •  Reputação da empresa com os clientes;
  • Nível técnico dos profissionais;
  • Qualidade dos materiais e ferramentas;
  • Obras realizadas pela empresa;
  • Análise do contrato de prestação de serviços;
  • Feedback dos clientes bem como de ex clientes da empresa.

Além disso, recomendamos que você não contrate a primeira empresa que aparecer na sua frente.  O ideal é buscar opções no mercado para analisar qual empresa oferece as melhores condições para a construção da quadra de areia.

Pensando em construir uma quadra de areia?  Entre em contato com a Poliesportiva e confira todas as soluções que disponibilização para construção e manutenção de quadras.

 

Posts relacionados