A importância de ter uma boa manutenção no ambiente escolar ou recreativo

05/03/2021

Quando o assunto é educação, todos dizem que é o aluno quem faz a escola, mas para que o aluno consiga alcançar bons índices de aprendizagem, é necessário que as reformas da instituição estejam em dia.

É muito importante que todo o âmbito escolar ou recreativo tenha um bom preparo para receber seus alunos, e esse preparo vai muito além de apresentar ótimos professores, ele deve começar com a organização do espaço em si, tendo uma boa estrutura com condições de receber os alunos. Ter salas em más condições, vidros quebrados, banheiros com rachaduras e quadras poliesportivas em más condições, é uma situação que pode levar a instituição a ser fechada, já que é dever do gestor fazer todas as manutenções necessárias para a segurança e bem-estar de todos os envolvidos que frequentam o espaço.

Pensando nisso, separamos algumas obrigações que devem ser realizadas semestralmente em instituições de ensino e lazer para manter o espaço seguro e moderno.


Dê uma atenção maior aos espaços de recreação

A quadra poliesportiva é um espaço que geralmente serve para promover exercícios e bem-estar aos alunos, isso significa que ela  precisa de um cuidado a mais para preservar a segurança de todos. Por ser um local usado por alunos de diferentes idades, é necessário que esteja bem preservado e com pisos regulares. Ter a pintura em dia também é muito importante, ela auxilia na hora do uso como também na manutenção. Obtendo uma cor mais chamativa, você poderá observar de uma maneira mais fácil quando a quadra estiver necessitando de manutenção.

Preste atenção no alambrado de sua instituição


O ideal é sempre tentar prolongar ao máximo a vida útil de seu alambrado. Para isso, é indicado que tenham cabos de aço e esticadores que o manterão sempre esticado, impedindo uma maior danificação. Além disso, a tela e tubos devem estar com a pintura em dia para evitar que fiquem enferrujados. Todos esses processos são necessários para que se evite uma reforma maior, o que causará um custo muito alto.

Aros, traves e redes devem estar em ótimas condições
Outro ponto necessário é pensar na proteção dos pisos, redes e os demais acessórios presentes na quadra. O indicado é investir em uma cobertura, para que a quadra não pegue muita intervenção do sol e nem de chuvas, mantendo a estrutura protegida.

Achar o problema e encontrar um diagnóstico
 

É muito importante fazer um levantamento do seu patrimônio, listando o que a instituição apresenta em termos de instalações físicas, materiais de laboratório, equipamentos, sejam eles eletrônicos ou não, livros didáticos, entre outros. Após verificar tudo isso, é interessante chamar outras pessoas de seu convívio, como representantes de comunidade ou até mesmo os pais, para apresentar e verificar um plano de ação e reforma de seus problemas. O mais recomendado é levar em conta o conforto, segurança e higiene na hora de fazer a sua reforma. Não esquecendo, é claro, das normas de qualidade e segurança que devem ser seguidas à risca na hora de realizar a reforma.

Realizar limpezas pesadas
 

Pelo menos uma vez ao mês é necessário realizar limpezas intensas dentro da instituição, isso serve para prevenir mais problemas no futuro porque algumas sujeiras, detritos e materiais estranhos podem causar ainda mais defeitos e desgastes desnecessários em alguns materiais.

Realizar vistorias contínuas 

 

Os problemas vão surgindo a todo momento, e quando você perceber já virou uma bola de neve, por isso, a maior dica é: nunca deixe de fazer uma boa vistoria em sua instituição. Encontrando qualquer sintoma de desgaste ou deterioração em seu patrimônio tome as providências o mais rápido possível para que essa situação não se agrave. Uma boa regra é estabelecer um cronograma, de verificações, assim, você se organiza com o seu espaço e não deixa com que sua reforma vire uma bola de neve. 

Peça ajuda, se necessário

Seja franco com a sua equipe, e não se intimide em pedir ajuda a diferentes membros. Peça ajuda na contribuição na hora de vistoriar cada área, nos intervalos de tempo estipulados. Depois da inspeção, peça que eles reportem os resultados e tomem a decisão sobre as medidas cabíveis. Dessa forma, será possível detectar com rapidez os possíveis reparos necessários. Isso pode aumentar a vida útil do patrimônio e evitar gastos desnecessários.


A prevenção é o melhor remédio


Para o gestor realizar um bom trabalho, a preocupação com o seu espaço precisa estar em sua rotina diária. Isso pode fazer com que vários problemas sejam evitados. Uma boa organização é a chave essencial para fazer a prevenção de seu local. Uma dica é utilizar o período de férias para realizar pequenas e grandes obras.

Lembrando que é obrigação do gestor, conhecer as medidas preventivas para a manutenção de seu patrimônio. E se ainda houver dúvidas, existem diversos manuais que podem ser consultados. Eles são disponibilizados pelos órgãos competentes e são de fácil encontro na internet.

Cuidar de um espaço não é fácil, porém necessário, assim a vida útil do local pode ser preservada e consequentemente gerando segurança e bem-estar de todos os envolvidos no ambiente. 

A Polyesportiva contém um portfólio repleto de produtos de alta qualidade, com tecnologia e certificado de qualidade. Há também, serviços de manutenção preventiva que garantem que as quadras estejam sempre em ordem, da limpeza semanal à pintura.

Mas, agora que você já conhece a importância de ter uma boa manutenção no ambiente escolar ou recreativo, pode conferir também outros conteúdos disponíveis no site.  

No artigo,  “Saiba qual é a melhor iluminação para quadras esportivas”, você encontra a melhor solução para iluminação da sua quadra polyesportiva

Posts relacionados