4 obras cinematográficas sobre esportes que inspiram

17/03/2023

Os esportes são responsáveis por cultivar grandes talentos para o mundo, fornecendo inspiração para criar obras cinematográficas. Essas produções servem para passar ensinamentos sobre liderança, trabalho em equipe, resiliência, superação e muito mais. 

Neste artigo sugerimos quatro filmes que podem ser inseridos na sua lista.

 

1. Arremessando Alto

 

Créditos: Youtube

 

Mesmo após a semana do lançamento, o longa-metragem disponível na Netflix está entre os top 10 filmes mais vistos da plataforma. Essa obra, estrelada pelo icônico Adam Sandler, conta a história de  Stanley Sugerman, ex-jogador de basquete que está passando por uma fase complicada de sua vida. 

Trabalhando infeliz como olheiro em busca das próximas estrelas do NBA, ele não tem tanta notoriedade entre os times semi profissionais e seu maior desejo é atuar como técnico.

Ao longo de toda a trama, o protagonista passa por várias provações e seus planos não saem como ele gostaria. Mas, após conhecer Bo Cruz, interpretado por Juancho Hernangómez, ele embarca em uma jornada de superação, dificuldades e redenção.

Participaram do filme grandes lendas do basquete, como Shaquille O’Neal, Julius Erving, Kyle Lowry, Aaron Gordon, Charles Barkley entre outros.

Arremessando Alto sem dúvida é excelente para quem deseja refletir sobre a carreira, assim como aprender mais sobre resiliência, inteligência emocional, alta performance e humildade.

Confira o trailer oficial no vídeo abaixo:

 

2. O Homem Que Mudou o Jogo

Créditos: Youtube

 

Nesse longa, produzido em 2012, Brad Pitt interpreta Billy Beane, o gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics. O líder está em uma grande luta para reinventar a sua equipe que se vê cara a cara com alguns dos grupos mais ricos do mundo. 

Com menor orçamento do que os seus adversários, Beane insiste na aplicação de estratégias não convencionais para tentar melhorar a performance do time.

A mensagem principal do filme pressupõe que a experiência de vida não surge no início ou no fim de uma jornada, mas em como você vive cada momento.

Portanto, vale a pena incluir na sua lista de filmes para assistir esse ano. 

Confira o trailer oficial no vídeo abaixo:

3. Brasil 2002 - Os Bastidores do Penta

Créditos da foto: Turistafc

 

Também incluímos na lista o documentário dirigido por Luis Aura sobre a seleção brasileira pentacampeã do mundo de futebol há 20 anos, que foi a grande surpresa da copa.

A obra, intensa e emocionante, apresenta depoimentos reais de alguns dos adversários do Brasil na época. E mostra imagens inéditas gravadas pelos próprios jogadores, além de entrevistas com craques brasileiros como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Cafu, entre outros.

No documentário, também é possível aprender lições importantes como trabalho em equipe, senso de liberdade com responsabilidade e equilíbrio emocional.

Brasil 2002 é uma excelente indicação, sobretudo, para quem nasceu depois dessa época e até hoje não viu a seleção levar um novo título mundial. 

Confira o trailer oficial no vídeo abaixo:

4. The Playbook - estratégias para vencer

Créditos: Youtube

 

Para finalizar a lista de obras cinematográficas sobre esportes, temos The Playbook. Na verdade, a produção também é um documentário e apresenta uma dinâmica um pouco diferente das outras indicações.

Ele contempla 5 episódios, cada um contando a história de um técnico campeão em seu esportes, são eles: 

  • Doc Rivers, que acabou com o jejum de 22 anos do Boston Celtics;
  • Jill Ellis, que fez os EUA conquistar seu bicampeonato;
  • José Mourinho, que conquistou mais de 25 troféus ao longo de sua carreira;
  • Patrick Mouratoglou, que treinou a tenista Serena Williams;
  • Dawn Staley, da seleção feminina de basquete dos EUA.

Todos trazem ensinamentos que podem ser aplicados não apenas na vida profissional, mas também em nossos desafios pessoais diários. Também vale a pena colocar na sua lista. 

Confira o trailer oficial no vídeo abaixo:


Gostou de conhecer algumas das principais obras cinematográficas sobre esportes? Então aproveite para ler o artigo 8 seleções de futebol que foram campeãs da Copa do Mundo.

Posts relacionados