Como evitar problemas em uma quadra esportiva

20/11/2020

Os esportes em quadra são uma boa solução para áreas de convivência em condomínios, clubes e escolas, pois normalmente são práticas coletivas, em dupla, equipe ou time, e atendem diversas atividades aeróbicas.

No entanto, montar uma quadra esportiva vai além de agregar o valor da preocupação com o corpo, a mente e a socialização ao empreendimento: requer atenção à alguns detalhes que fazem toda a diferença a longo prazo. Por exemplo, escolher o piso certo evita gastos com reformas desnecessárias, aumenta a vida útil e garante um bom desempenho do espaço. 

Sendo assim, conhecer os problemas e incômodos que podem surgir com a utilização da quadra poliesportiva e saber exatamente como evitá-los vai garantir uma área de lazer prática e funcional.

 

1 - Escolha inadequada do local onde será montada a quadra esportiva

O primeiro erro acontece antes mesmo da construção da quadra poliesportiva. Uma boa escolha do local onde será realizada a obra é fundamental para assegurar o desempenho da quadra e evitar problemas com desgaste e manutenção.

Quando se trata do terreno, é necessário verificar se há boa compactação do solo, ou seja, se apresenta estabilidade e baixos índices de erosão. Além disso, a impermeabilização e a  drenagem devem ser conferidas, pois vão garantir que não ocorra infiltração nem poças de água. Se o terreno for bem compactado, estiver plano e proporcionar vazão de água de maneira adequada, o local é apropriado para a implementação de uma quadra esportiva. 

Por outro lado, se o local for um aterro e estiver mal compactado, apresentando movimento de terra, recomenda-se procurar outro local para construção da quadra esportiva. Mesmo que a compactação de áreas aterradas seja feita por máquinas pesadas, como trator de esteira, pode haver, no futuro, problemas com trincas e ondulações no piso da quadra, caso o resultado não seja eficiente.

Outra possibilidade é instalar a quadra esportiva na laje, em prédios e condomínios. Nesse caso, é indispensável verificar se o local apresenta junta dilatação estrutural. Se for confirmada a presença da juta, também é recomendado buscar uma alternativa para construção da quadra poliesportiva, pois essa característica pode causar trinca das bases.


2 - Piso pouco resistente

Seja para atletas profissionais ou para recreação, o projeto da quadra poliesportiva precisa levar em conta a atividade que será desenvolvida para investir em materiais de qualidade e soluções eficientes. Existem pisos para ambientes externos e internos e revestimentos específicos para a prática de esportes de alto desempenho ou voltados para o amortecimento de impactos.
De toda forma, é preciso levar em conta que o piso da quadra poliesportiva estará exposto ao desgaste e pode exibir trincas, rachaduras, descascamento e oxidação, seja por ações de quem utiliza o espaço diariamente ou efeitos climáticos. 

Nesse último caso, inclusive, é relevante observar os agentes e se o tipo de quadra é apropriado para o espaço - revestimentos pouco resistentes ou não planejados para quadras esportivas externas, por exemplo, vão degradar mais rápido do que o previsto, também gerando custos de manutenção e reparos extras.

 

3 - Custos desnecessários com manutenção e pequenos reparos

É claro que ter uma quadra poliesportiva demanda manutenção. No entanto, uma escolha inteligente dos elementos que vão compôr a quadra esportiva, como por exemplo saber o tipo de revestimento adequado, ameniza a existência de problemas recorrentes.
Alguns tipos de pisos e revestimentos, em especial os pisos de madeira para esportes, requerem pequenas manutenções que podem custar caro - ou seja, dependendo do fluxo de uso da quadra poliesportiva, esse gasto pode se tornar inviável.

Outros tipos de piso exigem mão de obra extremamente especializada e, por isso, encontrar uma empresa parceira é essencial. Como a gama de fornecedores é pequena, isso pode se tornar um problema se você tiver que esperar algum tempo pelo serviço com a quadra esportiva fechada para manutenção, sem um suporte consolidado no mercado.
Por isso, o acompanhamento e a consultoria especializada de profissionais capacitados não só garantem a qualidade do serviço, como também contribuem para que todo o processo, da escolha correta do acabamento à vistoria dos materiais e da aplicação, seja pensado especificamente para o seu projeto. Esse cuidado aumenta a vida útil da sua quadra poliesportiva e evita problemas com reparos não projetados.

 

4 - Altura e estrutura inadequadas para alambrado

Um dos principais fatores para importantes decisões relacionadas à construção ou reforma de uma quadra poliesportiva é a análise de quais práticas serão realizadas. Para a escolha do alambrado ideal, é necessário observar o tipo de exercício.

Se a quadra esportiva for destinada à prática de tênis, por exemplo, o alambrado precisa ter uma malha menor, por conta da bolinha utilizada. Assim, o planejamento deve ser feito com atenção para identificar e proporcionar as melhores condições gerais, considerando diferentes esportes.


Os alambrados para quadras esportivas são necessários para reforçar a segurança e evitar acidentes. Ao considerar o local que será construída a quadra poliesportiva e os tipos de esportes que serão praticados, é possível também fazer uma boa escolha da estrutura do alambrado, de modo que impeça que a bola saia da área da quadra e atinja alguém ou até mesmo barrar uma pessoa de fora do jogo de cruzar a quadra ou interromper a competição. Em uma laje e prédio, além de uma estrutura alta, é preciso incluir uma rede de cobertura. 


5 - Não se atentar a pintura e ao acabamento

Cada tipo de quadra poliesportiva requer pintura e acabamento específicos. Assim, ao projetar as práticas realizadas, a frequência e o desempenho - alta performance ou recreação - também é possível compreender as particularidades e atributos para fazer a escolha correta.
A pintura é definida de acordo com o tipo de piso. Em base asfáltica, ou seja, piso esportivo asfáltico, que é instalado em uma superfície por meio de emulsões e resina esportiva, é recomendada a pintura com tinta acrílica de alto desempenho, já que oferece um acabamento liso e homogêneo. Essa é, inclusive, a pintura utilizada na maioria dos casos.

No entanto, em áreas que demandam maior resistência mecânica, onde são instalados pisos com características mais rígidas, como o piso de concreto, é necessário aplicar um revestimento impermeabilizante. Nesse caso, é recomendada a pintura com tinta acrílica, tinta epóxi e tinta poliuretano, indicadas principalmente para áreas internas.
Em áreas externas, que ficam ainda mais expostas às ações do clima, a demanda é por uma pintura e acabamento altamente resistentes para evitar descascamento e oxidação, entre outros problemas, e aumentar a vida útil da quadra esportiva. Nesses ambientes, é indicada a resina acrílica, que adere mais tinta.


6 - Não fazer manutenção do pavimento asfáltico

O revestimento asfáltico é uma camada destinada a resistir e atenuar as ações do tráfego. No entanto, podem ocorrer alguns problemas relacionados ao desgaste e uso intenso da quadra esportiva.
No caso de haver uma perfuração, por exemplo por escada, salto alto ou trinca, é importante comunicar a empresa especializada com urgência. O piso não é resistente à água e, caso ocorra esse contato, o problema pode se agravar - sendo necessária, portanto, a correção imediata. 


7 - Escoamento de água ineficiente

Em caso de chuva, por exemplo, a água que não é adequadamente escoada pode penetrar na base, tirando a resistência do asfalto e causando trincas e fissuras. Por isso, além de prestar atenção à possíveis perfurações e resolvê-las o mais breve possível, recomenda-se checar se os ralos estão limpos e desobstruídos para haver boa vazão da água.


Sobre a Polyesportiva
A Polyesportiva contém um portfólio repleto de produtos de alta qualidade, com tecnologia americana pela Chevron e certificado de qualidade Petrobras, ideais para a construção, reforma e restauração de quadras poliesportivas. Há também serviços de manutenção preventiva que garantem que as quadras estejam sempre em ordem, da limpeza semanal à pintura.

Posts relacionados